6 de agosto de 2016

SEDEC através da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, realizou palestras de Educação para o Turismo para alunos de Escolas Municipais de Chapada dos Guimarães

Mostrar m 
Numa iniciativa da SEDEC através da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado a realização das palestras de Educação para o Turismo nas Escolas de Chapada dos Guimarães, fazem parte da programação do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães que está acontecendo desde o dia 30 de julho e vai até o dia 13 de agosto, visando incentivar crianças das escolas do município de Chapada dos Guimarães a descobrirem a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município.
O objetivo da SEADTUR é de proporcionar através de seus técnicos em turismo a esses alunos a oportunidade de conhecer e aprender sobre o que é turismo e refletirem pouco sobre a cidade, é importante trabalhar esse turismo pedagógico para que essas crianças possam valorizar a região em que vivem.
A estimativa é que a iniciativa possa atender o máximo possível de alunos das escolas do município de Chapada dos Guimarães.. 
Além das palestras teóricas, com conceitos sobre turismo, foi realizado um City Tour na Praça e no Centro Histórico da cidade, no dia 04 de agosto nos período da manhã e da tarde e no dia 05 de agosto no período da manhã, foi uma forma de se promover a sensibilização a motivação e a animação dos alunos para conhecerem melhor os atrativos históricos e culturais do município.
O Centro Histórico do município oferece um ótimo cenário para colocar em prática o turismo pedagógico, vertente que foi utilizada na estratégia com as palestras e City Tour, começando pela arquitetura histórica da Cidade com a igreja, (Sant’Ana datada do século 18, construída no estilo Barroco) praças, lojas de artesanatos, gastronomia, etc. Todos esses atrativos foram instrumentos para o aprendizado sobre a cidade e seu processo histórico e de desenvolvimento.
A proposta foi se envolver alunos da quarta série até o sexto ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais na faixa etária de dez a quinze anos, o evento contou como o com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Esta é a idade em que as crianças possuem maior facilidade em aprender coisas novas.
No caso do Cyt Tour pela praça e centro histórico, foi o acompanhamento pelas professoras das escolas envolvidas que explicaram o valor histórico-cultural daquele local para o patrimônio público, orientando os alunos a tomar os devidos cuidados com o espaço. “É importante conhecer um pouco da história de Chapada. Esse passeio foi muito muito proveitoso para que o aluno possa valorizar ainda mais a sua cidade se apoderando dela..
Nas palestras os alunos puderam conhecer um pouco sobre os conceitos globais e segmentos de turismo, sendo Chapada um município turístico, isso é fundamental para a educação dessas crianças, assim como para a formação de cidadãos conscientes de que o turismo é um dos setores econômicos do município.
Essa estratégia irá mostrar que as escolas públicas da cidade também podem trabalhar com a educação utilizando nos seus planos pedagógicos orientações sobre o turismo e lazer. As crianças se sentirão mais incentivadas a ir para a escola e a aprender coisas novas.
Para que este evento pudessem ter o êxito que teve foi necessário a iniciativa da SEDEC – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através da Secretaria Adjunta de Turismo, com a participação ativa dos servidores: Coordenadora de estruturação e Qualificação Niucelina Rodrigues de Oliveira, Agente Técnico Geraldo Donizeti Lúcio e Liane Borges de Deus, a prefeitura também foi muito importante no processo com a participação da Escola Municipal Abinel de Freitas Pereira, diretora Terezinha Neves e Coordenadora Maria Lucia Siplak, Escola Professora Maria Luiza Araújo Gomes, Diretora Neiva Alves Pereira e Coordenador Gilberto Gomes, Escola Municipal Thermozina de Siqueira, Diretora Adnair Reis de Castro e Coordenadora Claudia Walquiria de Sousa, ao todo foram 300 alunos envolvidos na atividade.
• A SEDEC – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através da Secretaria Adjunta de Turismo tem um projeto de Educação para o Turismo esta ação de Chapada foi apenas um embrião e teste para uma ação maior que será desenvolvida no estado visando a sustentabilidade do turismo, o futuro do turismo está nas crianças.

CurtirMostrar mais reações
Comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário