17 de agosto de 2016

O Memorial Rondon será inaugurado dia 24 de agosto de 2016

Texto: Geraldo Lucio

O Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, através da Secretaria Adjunta de turismo, juntamente com Secretaria Estadual de cultura - SEC e Secretaria de Estado de Cidade - SECID, estarão inaugurando o Memorial Rondon no dia 24 de agosto de 2016.

O Secretario Adjunto de Turismo Luís Carlos Nigro, vê este momento com muita motivação este momento, pois o Memorial será um marco para estabelecer de uma vez por todas a importância de Rondon, para Mato Grosso e para o Brasil, e o seu uso e ocupação, pela comunidade numa gestão compartilhada tem que dar certo.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 em uma cidadezinha do Mato Grosso chamada Mimoso, atual Santo Antônio do Leverger. 

Muito tempo depois, após ir para o Rio de Janeiro e seguir carreira militar, passou a ser conhecido, e muito, como Marechal Rondon. 

Dedicou a vida a cuidar dos índios, a explorar terras, melhorando sua comunicação através de linhas telegráficas, e a fazer o bem. 

Por isso, recebeu inúmeras homenagens, dentre elas, a mudança do nome do Estado Guaporé para Rondônia e indicação para o Prêmio Nobel da Paz. 

Para mostrar isso mais claramente àqueles que não conhecem a fundo a história do sertanista e militar, foi erguida uma estrutura metálica circular sobre as águas de uma baía da cidade onde nasceu o Marechal. É lá que está localizado o Memorial que, hoje com as obras finalidades, será inaugurado pelo Governador do Estado Pedro Taques neste dia 24 de agosto de 2016

O evento de inauguração contará com exposição de fotos que Irá retratar a trajetória do Marechal Cândido Rondon, em expedições pelo estado de Mato Grosso, após a sua inauguração a estrutura física que foi construída pela Secretaria da Cidade - SECID, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, atravez da Secretaria Adjunta de Turismo, será repassada para Secretaria de Estado de Cultura que irá fazer a Gestão do empreendimento junto com a comunidade de Mimoso

Memorial Rondon algumas perguntas após a sua inaugura
- Como poderia ser a gestão do Memorial pelo governo ?
- Como poderia ser o projeto museológico?
- Como será a gestão do Memorial pela comunidade local
- O que queremos para o Memorial Rondon, governo e comunidade local
- Quais projetos de desenvolvimento local serão importantes realizar na comunidade?
- Qual projeto turístico será desenvolvido? (roteiro, divulgação
- Quem serão os parceiros?
- Se por acaso tiver, (for implantado?), qual será o papel do Comitê Gestor durante e após a implantação do memorial?

Estas e outras perguntas creio que serão respondidas pelo governo e pela comunidade se estabelecendo aí um grande desafio para viabilizar o uso e a ocupação do Memorial Rondon, impedindo assim que o mesmo não seja uma base Fisica sem inutilizada se apresentando como mais uma obra sem necessidade

A SEDEC TUR, UFMT, Cultura e município, vem desenvolvendo ações de sensibilização, motivação e mobilização ao longo dos anos visando o envolvimento da comunidade no Projeto do Memorial, ainda no dia 11 de agosto, foi realizado um Circuito de Conversa, com participação do Alemberg Quindins do Estado do Ceará, do município de Nova Olinda que apresentou as experiências do Museu Homem Cariri, numa proposta de intercâmbio de ideias para comunidade de Mimoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário