9 de junho de 2016

Municípo de Nobres recebe técnicos da SEDEC - Turismo onde discutem um projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo.






Agricultores Familiares da Comunidade Córrego Fundo no Município de Nobres recebem equipe da SEDEC - TURISMO.

Tecnicos da SEDEC Turismo, Assembleia Legislativa, APL de Turismo e Prefeitura últimos dias 02 e 03 de junho de 2016 estiveram visitando o distrito de Bom Jardim em Nobres para conhecimento e reconhecimento da realidade atual com o objetivo de elaboração de projeto de Desenvolvimento do Turismo, No dia 03 reuniram na sede da associação de Agricultores Familiares na localidade de Córrego Fundo, no referido Distrito o de foi vivenciado naquela oportunidade a produção e comercialização de produtos originários da Agricultura Familiar.

Este evento surgiu da necessidade de se conhecer a realidade por parte de técnicos da SEDEC - Turismo onde realizaram várias visitas técnicas em empreendimentos e potenciais, contando com a participação dos servidores do Turismo: Cynthia Corrêa, Geraldo Lucio, Diego Augusto, os assessores do Deputado Estadual José Domingos, Daniel, Sildemario, a presidente da Associação Dona Floriza o Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura de Nobres. Cleber de Oliveira Leite, o anfitrião do evento Prefeito Municipal Sr. Sebastião Gilmar do Sub- Prefeito Regional, Secretários municipais, o fotógrafo profissional Sr. Silvio Sgallia, Consultor da APL de Turismo de Nobres e Região Raimundo Bispo Junior, representantes do IFMT de Diamantino (curso de guia de turismo) é demais funcionários.

Na reunião na Comunidade Córrego Fundo o Secretário municipal de Turismo, Cleber de Oliveira Leite, que também exerce interinamente a pasta da Agricultura, juntamente com a presidente da Associação Dona Floriza convidou as autoridades para uma composição de mesa em que todos tiveram oportunidade de fala com foco no objetivo da visita e reunião na referida comunidade 

Os temas abordados de um maneira geral giraram em torno dos dados positivos sobre o turismo e a sua interligação com a agricultura familiar tendo a alimentação como fator importante dentro da atividade turística, sobre a produção agrícola e pecuária e o valor agregado à agricultura familiar.

A comunidade já demonstra um grande senso organizacional e tem uma participação ativa na produção rural que vem sendo comercializada na Feira do Produtor Rural na cidade de Nobres.

Em oportunidades e eventos como o que foi realizado neste dia com a presença de autoridades e pessoas de reconhecida capacidade técnica e experiência profissional, só vem enriquecer a agricultura familiar em Córrego Fundo, comenta a líder associativa, dona Floriza.

O Consultor da APL de Turismo de Nobres, Sr. Raimundo Júnior, elogiou a organização daquela associação e teceu comentários positivos sobre a exposição da produção agrícola realizada naquele momento

Um dos destaques na visita técnica e na reunião foi presença permanente do prefeito Sebastião Gilmar que percorreu todo o meio rural e demostrou dar incentivos necessários aos agricultores familiares, na sua fala também comentou sobre a participação dos agricultores familiares na comercialização dos seus produtos, seja em Nobres ou em Cuiabá ou Várzea Grande, destacou a importância da proximidade de Nobres com o grande centro consumidor, que é Cuiabá e seus 1,5 milhão de habitantes.

Já Cleber Leite, (Clebinho) secretário de Turismo, tem sido um dos mais entusiastas organizadores de reuniões e de articulações para que a comunidade de Córrego Fundo ganhe cada vez mais conhecimento e espaço no mercado.

O prefeito Sebastião Gilmar, apesar dos elogios recebidos dos presentes pelo incentivo à agricultura familiar, preferiu ver o lado organizado dos agricultores familiares de Córrego Fundo como fator principal para que os olhares se voltem para o setor rural, destacou a união de todos em torno do sucesso da agricultura familiar, esta que leva os produtos do campo para a mesa daqueles que vivem na cidade. 

Os assessores do deputado José Domingos em suas falas apresentaram os projetos de emenda parlamentar destinadas para Bom Jardim e Nobres e destacaram a qualidade dos produtos ali expostos que demonstram a capacidade produtiva daquela gente e disseram: "nós só temos que reconhecer que isso se deve a organização e a participação, o interesse de cada um pela própria melhoria e da família".

A representante da SEDEC TUR , Cynthia Corrêa, fez uma fala representando o Secretário Adjunto de Turismo Sr. Luis Carlos Nigro, onde contextualizou o turismo com a agricultura como dois setores interligados que culminam com um segmento do turismo, (turismo rurais) e um programa do Mtur que é a Produção Associada ao Turismo, além de elogiar os organizadores daquele evento, os participantes mostraram - se ótimos consumidores da produção da agricultura familiar, trazendo para casa verduras e doces.

A visitas técnicas e reuniões que tem ocorrido são estratégias para coletar subsídios para um Projeto de Desenvolvimento do Turismo com um recurso de emenda parlamentar do Deputado José Domingos, onde serão envolvidos alguns atores a nível de governo e da iniciativa privada desta vez a reunião foi na sede da associação em Córrego Fundo, zona rural do Distrito de Bom Jardim de Nobres, que surpreendeu os visitantes, com a realização de uma exposição e vendas de produtos e um delicioso almoço típico rural, na organização demonstraram a união de todos, demonstraram também que isto é a marca mais característica daquela comunidade.

Texto e fotos
Geraldo Donizeti Lucio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário