7 de março de 2016

O Agente Técnico da SEDEC Turismo, Sr. Geraldo Lúcio teve a oportunidade de conhecer as experiências da Cooperativa Justa Trama que desenvolve a cadeia produtiva do Algodão Colorido.


Com o tema de desafios de geração de renda, com atividades sustentáveis, a Cooperativa Justa Trama de Porto Alegre do Rio Grande do Sul, esteve reunida nos dias 03 a 05 de fevereiro, na cidade de São Gabriel do Oeste em Mato Grosso do Sul, com o setor público, privado e ongs, numa discussão com diferentes territórios do Brasil com objetivo de melhor trabalhar os elos da cadeia produtiva do algodão agroecológico e orgânico, da cor tradicional branco e colorido.

A Justa Trama é uma organização central que é composta de agricultores familiar, empresários ligados a empreendimentos solidários, (Cooperativas e Associações), todos filiados a UNISOL BRASIL.

Na reunião esteve presente o Dr. Fernando Lamas, que atua como Secretário de Estado Produção e Agricultura Familiar -MS e também é pesquisador da EMBRAPA em Algodão! Lamas na sua fala disse que no agronegócio toda cadeia produtiva está organizada, o que não acontece Na agricultura familiar onde existe a necessidade de uma ampla organização em todos os sentidos e isto vale para a cadeia do algodão colorido.

O evento contou com um dia de campo onde os participantes tiveram a oportunidade de visitarem o Assentamento Itaqui onde viram in'loco lavouras de algodão colorido e outras atividades da agricultura familiar 

Além do estado de Mato Grosso do Sul, estiveram presente outros estados como Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rondônia.

No Estado de Mato Grosso do Sul o algodão colorido está sendo cultivado nos municípios de: Rio Verde, Cidrolandia! Ponta Porá (Assentamento Itamarati), Terenos, Jaraguari, Corumbá e São Grabriel ao todo somam cerca de 42 agricultores de algodão colorido rubi (marrom)

No segundo dia do evento a Sr. Nelsa Fabian Nespolo Presidente da Cooperativa Justa Trama, fez um relato em forma de prestação de contas de como estão as ações da Cooperativa nos seus 10 anos de existência.
No Estado de Minas Gerais a associada a Justa Trama e a Coopertextil, que desenvolve a fiação e tecelagem dos produtos da Justa Trama.

No Estado Ceará Existem cerca de 70 agricultores de algodão em dois municípios que cultivam 70 há com uma produção de 300 kg por ha! com previsão de 11.000 kg de pluma! sendo 30% de pluma no algodão com caroço (rama), o Valor por kg de algodão em pluma R$ 8,72, ano de 2015 pago pela foi de Justa Trama, no ano de 2016 poderá chegar a R$ 9,50por kg de pluma.

As cores atuais cultivadas são: Branco, Verde, Rubi, Marrom e Topázio 

A AÇAÍ, Associação de artesãos de Rondônia! fabricam para Justa Trama com base em retalhos e sobras de tecido: Biojoias, bonecas, Botões de coco, Colares, brincos, pulseiras biojoias, Palmeiras, cipós, fibras, tingimento natural, envolvendo os Quilombolas, indígenas e ribeirinhos, 23 cooperadosTrabalha dentro do presídio, possuem um terreno que tem uma casa construída como base física dos trabalhos.

A Fênix, uma Cooperativa de calçados fruto de uma (massa falida) empresa recuperada, produz Calçados com tecidos de algodão colorido Esta localizada no Município de Cara - Rio Grande do Sul

Já a Cooperativa Univens, atua em cortes e costura está localizada em Porto Alegre No Rio Grande do Sul e fica próximo à Sede da Justa Trama 

Outros parceiros da Justa Trama são: O Grupo Paz, advindos da Fiocruz que fechou, grupo informal de produção, o Grupo informal Inovaste, artesãs que produzem os gatos e brinquedos pedagógicas.

Após o retrospecto da Justa Trama pela Nelsa o Técnico Geraldo Lúcio teve um espaço para apresentar o Estado de Mato Grosso como um Potencial para a produção do algodão colorido de forma agroecológica é ou orgânica, o Estado atualmente é o maior produtor de algodão tradicional do Brasil, e tem comais de 200 mil agricultores familiar, distribuídos em 04 Territórios da Cidadania, com destaque para o da Baixada Cuiabana onde a proximidade com a capital e solos de região do cerrado, propício para o cultivo do algodão, faz com que os agricultores familiar sejam opções potenciais para esta atividade.

Geraldo também falou dos elos finais do algodão colorido que para o Ministério do Turismo está na ótica da Produção Associada ao Turismo, que da porteira da propriedade para fora está assim segmentado, mas que da porteira da propriedade para dentro já é o Turismo Rural na Agricultura Familiar acontecendo propriamente dito, pois nesta fase o turista vai até a propriedade e ali vivência e interage com o processo de produção, primária e até final.

As autoridades participantes do evento foram:
Nelsa Fabian Nespolo Presidente da Cooperativa Justa Trama
Irma Olga da Pastoral da Terra Assentamento Itamarati
Victor representante da UNISOL Brasil, Justa Trama e Assentamento Itamarati
Fernando Lamas Secretário de Estado Produção e Agricultura Familiar -MS
Jerson Passina, Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário -MS
Léo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste MS
Geraldo Donizeti Lúcio, Agente Técnico da SEADTUR MT e Representante da UNISOL - MT
Ari José de Souza, representante da UNISOL - MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário