24 de fevereiro de 2016

PROJETO REVITALIZAÇÃO DO COXIPO DO OURO.



Os técnicos da SEDEC Turismo, Geraldo Lúcio e Elizethe Castilho, estiveram hoje dia 24 de fevereiro na sede do Instituto Memória do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso em uma reunião para discussão do Projeto de Revitalização do Coxipo do Ouro , Rumo aos 300 anos de Fundação de Cuiabá, por ocasião representando o Secretário Adjunto de Turismo Luis Carlos Nigro.

Bem antes de Cuiabá existir foi realizada a primeira Missa em Coxipo do Ouro, isto aconteceu no dia 21 de Fevereiro de 1721, neste ano completou 295 anos, comenta a Diretora do Instituto Isis Catarina, que estava na condução da reunião, que contou também com a participação do Valdemir Taques e Edimilsom Rufino de Lima. 

A comunidade Coxipo do Ouro tem que ser apresentada no programa Globo Rural, e outros do mesmo gênero, pois tem uma riqueza histórica aliada ao seu meio rural 

Geraldo Lúcio disse: Temos que pensar em Pequenas coisas mas que são importantes para o projeto, como por exemplo placas contando a história da localidade, ter um Espaço Físico permanente para abrigar o acervo histórico existentes, melhorar a infraestrutura, qualificar e treinar a comunidade para o atendimento ao turista, inserir a comunidade no Roteiro Turístico do município e estado, propiciando um fluxo de visitação, estas foram algumas sugestões rápidas advindas da reunião. 

Já a Elizethe, falou com saudosismo das Caminhadas na Natureza, projeto da SEDEC Turismo em que o Coxipo do Ouro foi o pioneiro, com a Rota dos Tropeiros, precisamos reativar este circuito, finalista Elizethe.

O projeto de Revitalização do Coxipo do Ouro surgiu da iniciativa do morador local Valdemir Taques, que ganhou a adesão imediata do Deputado Estadual Wilson Santos, que colocou a sua assessoria, ( Selma, Dr. Eliane, Bassam) para elaborar um projeto básico e ir em busca de parceiros.

No momento em que se discutiu a proposta com o Instituto Memória do Poder Legislativo foi que a sua Diretoria na pessoa da Isis, falou com o Deputado Wilson Santos e demais parceiros que este projeto teria que ter uma expressão maior é o mesmo foi institucionalizado passando a ser um Projeto de Memória do Estado.

O próximo passo será uma reunião maior com as Secretarias afins do Estado e do Município de Cuiabá, acomunadas Local e demais parceiros privados e Ongs, para formatar um projeto que tenha ações e atividades a curto, médio e longo prazo rumo aos 300 anos de Cuiabá.

A Assembleia Legislativa estará fazendo uma Seção Itinerante na Comunidade no dia 03 de abril, semana do aniversário de Cuiabá, ocasião em que os moradores terão a oportunidade de apresentarem as suas demandas para o projeto, além a Seção, haverá a missa, apresentações culturais, feira de artesanato, agricultura família e cavalgada turística. 

O Instituto Memória do Poder Legislativo foi criado, em 15 de outubro de 1987, através da Resolução no 16. 

Nasceu de um propósito do Deputado Teócles Maciel, acatado pela Mesa Diretora presidida pelo Deputado Roberto França que, entendendo a importância da idéia, apresentou em plenário um projeto de Resolução que foi aprovado e criou-se então na estrutura da Casa esse organismo que reúne, sistematiza, divulga e preserva, a documentação produzida, histórica e contemporaneamente, pelo Parlamento. 

O Instituto Memória é o guardião e detém a custódia definitiva e intransferível de todo esse acervo documental produzido pelo Legislativo mato-grossense. 

É um acervo composto por documentos da mais variadas naturezas e abarca a extensa e rica produção legislativa entre a baliza cronológica que vai de 1835 a contemporaneidade.

Esse organismo presta uma assessoria ao conjunto dos Parlamentares, seja na busca de documentos ou no levantamento de fontes, apoiando, também, pesquisas solicitadas pelo cidadão. 

Ao Instituto Memória compete à curadoria do acervo da produção da Assembleia Legislativa, compreendendo as atividades de pesquisa, guarda do patrimônio documental, bem como gerir a política de organização documental garantindo a recuperação da informação, o acesso ao documento e a preservação de sua memória institucional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário