4 de fevereiro de 2016

A SEDEC – Turismo, participou do seminário da arenização e erosão em Reserva do cabaçal,

Em Reserva do Cabacial. seminário da UFMT

A SEDEC – Turismo, participou do seminário da arenização e erosão em Reserva do cabaçal, condição necessária para o desenvolvimento com sustentabilidade, realizado nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2016, através do Agente Técnico Geraldo Lucio e apresentou as suas considerações técnicas, a respeito do evento.

O referido evento que teve como objetivo a apresentação e a socialização dos resultados do projeto junto a comunidade que foi envolvida e demais convidados, o que possibilitou a discussão de vários temas na busca de soluções necessárias para a continuidade do mesmo.

A apresentação em plenária foi seguida de visitas de campo nas áreas em processo erosivos e de vossorocas e na área recuperada com o intuito de Finalisar o Projeto.

O Projeto foi de Sensoriamento Remoto para diagnóstico da erosão laminar e linear sa sub-bacia hidrografia do Córrego Guanabara, Bacia do Alto Paraguai no Município de Reserva do Cabaçal, coordenado pelo prof. Dr. Fernando Ximenes de Tavares Salomão /UFMT, projeto integrante da Rede ASA/UNEMAT, numa parceria que envolve a Pós Graduação em Recursos Hídricos /UFMT, Pós Graduação em Geografia GECA/UFMT, Graduação em Geografia /UFMT, professores do Departamento de Geografia da UNEMAT /Cáceres e Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal.

A apresentação do referido Projeto na Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal, me surpreendeu muito enquanto técnico, ao ver as imagens (fotos) e depoimento dos professsores da UFMT com relação a todo o processo. Mas a visita de campo não apenas confirmou a apresentação teórica como superou as espectativas quanto aos resultados alcançados.

Geraldo de parabeniza toda equipe envolvida neste projeto, que no meu ver teve um recurso financeiro muito pequeno, para resolver um grande problema ambiental, mas o sucessso da otimizacao dos recuros foi terem conseguido sensibilizar e envolver a comunidade o poder público municipal e vários outros parceiros conseguindo um resultado fantástico que foi a recuperação da área supra citada.

A informação que o técnico teve foi que existem vários outros casos como este no município e que esta experiêcia servirá de referência para o municpio de Reserva do Cabaçal, para o estado de Mato Grosso, para o Brasil e para outros países.

Eu pude ver nestes dias de contatos com os professores da UFMAT, técnicos, servidores da prefeitura e comunidade e visita de campo o surgimento de um novo produto turístico no município.

O Produto está na ótica da transferência de conhecimento de técnicas alternativas de controle erosivo e de vossorocas , oportunidade de se demonstrar estas técnicas, para estudantes, agricultores e cidadãos que estiverem dispostos a se deslocarem de outros municípios, estados e países para Reserva do Cabaçal motivados por este tipo de atividade.

A Motivação e a disposição é que estaria segmentando a atividade turística, a partir do momento em que houver mercado para este produto ele estará se consolidando como umproduto turístico.

O Produto ainda é potencial, existindo porém a necessidade de dar uma formatação com estruturação do local e a qualificação dos atores envolvidos.

Pelo que foi observado cerca de 12 pesssoas foram envolvidas, em um projeto de Turismo de Conhecimento e de Oportunidades, estas pessoas seriam as recomendadas para serem os condutores locais, atendendo os clientes (turistas) desde o receptivo com as informações do município, informaçõs, econômicas, ambientais e sociais se estendendo para o projeto de Sensoriamento Remoto para diagnóstico da erosão laminar e linear sa sub-bacia hidrografia do Córrego Guanabara.


Passos: apresentação da situação anterior da área com os documentos fotográficos do antes e depois indo in’loco e demonstrando os resultados alcançados, antes passar por áreas ainda degradadas, erosivas e com vossorocas, argumentando que existe uma solução para tudo aquilo, e que os turistas poderão ver na prática o que aconteceu em uma área após um projeto bem conduzido.


O Público alvo para o projeto turístico: Estudantes de ensino médio, graduação e pós graduação afins, produtores rurais, políticos e curiosos.


A complementação da visita poderá ser feita em cachoeiras, corregos, rios riachos, serras, prátiacs de turismo rural, aquisição de artesanato, produção associada ao turismo, gastronomia e apresentações culturais.


O Período de visitação poderá ser de 02 a 03 dias, gerando fluxo turístico, e geração e emprego e renda para o município, a partir de uma nova alternativa de renda.


Segundo Geraldo Lucio, a SEDEC Turismo está a disposição para contribuir para a formatação deste produto turístico com as parcerias que vierem a se estabelecer para esta finalidade.



Geraldo Donizeti Lúcio


Economista, Especialista em Turismo Rural


Agente Técnico da SEDEC- Turismo















Nenhum comentário:

Postar um comentário