5 de janeiro de 2016

Geraldo Lúcio visitando a Cachoeira de Emas em Pirassununga - SP


Cachoeira de Emas é um distrito localizado no município de Pirassununga, Estado de São Paulo sendo uma região com vocação voltada para o turismo. Fazem parte desse distrito, ainda, a Vila Santa Fé, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo), do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e parte da Academia da Força Aérea, com destaque para a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga.


Fotos com a Lolo na arvore

Atualmente, tem-se denominado, todo o local como Cerrado de Emas.
O início das pesquisas com peixes e o rio, em Cachoeira de Emas, deveu-se muito ao trabalho e à persistência do Professor Manuel Pereira de Godoy. Seu trabalho foi, justamente, o desenvolvimento de dispositivos junto às barragens (escadas de subida) dos diversos rios brasileiros com o intuito de diminuir ao máximo o impacto na vida aquática, permitindo passagens dos peixes para a reprodução e manutenção dessas espécies.

Distantes cerca de nove quilômetros do centro de Pirassununga, às margens do Rio Mojiguaçu, utilizando a SP-201, é o mais importante recanto turístico do Nordeste Paulista, onde há lazer; e é muito frequentado por visitantes, de passagem por esta rodovia, com destaque para os diversos Motoclubes do interior paulista, e por pescadores, além da presença de romeiros oriundos da vizinha cidade de Tambaú, onde o padre Donizetti Tavares de Lima viveu parte de sua vida.

Há cálculos de que, nos dias de maior frequência, o total diário de pessoas presentes aproxime dos 20 mil. Existe ainda o destaque, dos vários restaurantes e quiosques especializados na culinária à base de peixes.

A pesca, dentro dos períodos permitidos pela vigilância ambiental, é uma das principais atrações e, juntamente com o turismo, uma importante fonte de renda para os moradores do local. Os principais peixes são: dourado, mandi, curimbatá e piapara. Porém na época da Piracema a pesca é proibida. No local ainda existe um Posto da Polícia Ambiental, braço da PMESP. Há a expectativa de que, com o possível retorno das atividades de geração de energia da PCHEmas, todo o Distrito possa a ser beneficiado com um desenvolvimento econômico mais duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário