6 de dezembro de 2015

Evento leva qualificação e informação à população de Mimoso

D'Laila Borges | Sedec 

O  evento, realizado na sexta-feira (04.12), reuniu centenas moradores da localidade e dos municípios vizinhos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou em Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, o evento “Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon”. Esse foi o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão ao longo do próximo ano em municípios onde estão sendo executadas obras de infraestrutura turística do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur).

O Prodestur é um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, incluindo a do Memorial Rondon.

O evento, realizado na sexta-feira (04.12), reuniu centenas moradores da localidade e dos municípios vizinhos Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger, que participaram de oficinas de manipulação de alimentos e aproveitamento de alimentos ofertadas pelo Sesc e Senac, respectivamente, e tiraram dúvidas sobre como abrir uma microempresa ou obter linhas de financiamentos com técnicos da Sedec e da MT Fomento.

Para o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o objetivo do evento, que era de integrar a comunidade com a obra do Memorial Rondon, foi cumprido. “A idéia era trazermos um pouco de conhecimento a respeito da cadeia do turismo à comunidade e ajudar a preparar a população para a chegada dos turistas quando essa obra estiver pronta. E esse objetivo foi alcançado”, destacou.

Para o presidente da Associação de Moradores da Comunidade, João Bosco Queiroz, os cursos e as informações prestadas serão muito úteis à população que hoje vive basicamente da pecuária. “Esse evento vai nos ajudar a nos organizarmos para desenvolver outras atividades econômicas quando a obra do Memorial estiver pronta. Ela vai trazer turistas e visitantes para cá e nós precisamos estar preparados”.

Geraldo Lúcio que é técnico da SEDEC - Turismo, esteve na coordenação do evento e também representou a UNISOL Brasil, onde a entidade desenvolve um Projeto de Rede Solidária, - REDE SMT, que  na oportunidade pode orientar várias pessoas sobre esta atividade

Além das ações que envolvem o turismo, a Sedec contou com a parceria de instituições e secretarias para levar cidadania à população. Os moradores puderam tirar segunda via de certidão de casamento e óbito, fotos 3x4, certidões de hipossuficiência, realizar exames de visão, cortes de cabelo, maquiagem e vários outros serviços. Teve também muita diversão para a criançada, com teatro de fantoche, concurso de fotografia e subida panorâmica de balão a mais de 50 metros de altura.

O Turismo e Cidadania em Transformação busca por meio da mobilização, sensibilização e motivação inserir a comunidade para que ela contribua com o processo de desenvolvimento do turismo estadual. No evento, além da questão turística de Mimoso, que está localizado no Pantanal Mato-grossense, foram abordados fatores culturais, educacionais, patrimoniais, econômicos, sociais, ambientais e de agricultura familiar.

Foram parceiros do evento as secretarias de Trabalho e Assistência Social (Setas), Cultura (Sec), Educação (Seduc), MT Fomento, Senac, Sesc, Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, Lions Clube Cuiabá Amigos da Lama e Instituto Lions da Visão e Galvan Cabeleireiros.

Memorial

Está sendo edificado em Mimoso o Memorial Rondon, um espaço multiuso em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que nasceu na localidade. O espaço abrigará um museu, uma biblioteca e um local onde serão ministrados cursos e oficinas para a população local.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário