15 de novembro de 2015

TURISMO CRIATIVO, ESTE TEMA E MUITO É INTERESSANTE.

Foto de Geraldo Lúcio.
Geraldo Donizeti Lucio

No Turismo Criativo, todos devem ganhar, pois trata-se de um segmento do setor do Turístico que traz impactos econômicos, ganha: os empresários, agentes, operadores, órgãos de turismo, cidades, regiões e, principalmente, os turistas.Tendo em vista que as cidades e regiões criativas atraem mais turistas e negócios.

E importante levar em conta os investimentos as beleza, movimento e visibilidade, em cidades ou regiões criativas não fazendo referência apenas àquelas que têm na economia criativa seus principais trunfos.

No Turismo Criativo os atores das regiões pensam e planejam o turismo de forma inovadora e criativa o tempo todo, nos seus produtos, destinos, equipamentos, histórias, arquitetura, festas, cuidado com o meio ambiente, cultura, enfim tudo que possa trazer inovação para todos os setores e de forma constante à região.

A criatividade pode estar presente em qualquer lugar, até onde menos se espera como pousadas , restaurantes, e hotéis, estradas, produção associada ao turismo, artesanato, manifestações culturais, heranças culturais, atores locais, artistas, agroindústria,,produção agrícola e pecuária, etc.

Qualquer cidade, região, hotel, produto ou profissional do turismo pode se beneficiar de ações e projetos criativos para o desenvolvimento do setor, atrair turistas e gerar renda.

Para se desenvolver e visibilizar o Turismo Criativo, o primeiro passo é a descoberta das origens e da essência muitas vezes apagada. Onde estão a autenticidade e os diferenciais criativos de uma cidade ou de um simples produto ou projeto turístico.

Em muitos casos o que óbvio no criativos não é visto, são as histórias que descrevem uma região, ou um equipamento ou serviço turístico.

A pergunta é como formatar e vender um pacote turístico de forma criativa? 

Não existe uma. Foram pronta e acabada ou um ingrediente único ou resposta específica que possa explicar como o turismo criativo pode se manifestar. 

É preciso trabalhar no campo das ideias e ter coragem para empreender com inovação. 

Turismo Criativo
Texto:Geraldo Donizeti Lucio.
Economista, 
Especialista em Turismo Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário