10 de novembro de 2015

Taques anuncia PIB positivo em MT


José Medeiros/GCOM-MT

Governador anunciou durante o evento a criação da Agência Investe MT e a instalação de um escritório de representação de Mato Grosso na China

Pedro Taques expõe medidas para fomentar o desenvolvimento e as decisões do seu mandato

MARCOS LEMOS
Da Reportagem

Determinado em agregar valores industrializando a produção do agronegócio de Mato Grosso que vem sustentando a única atividade superavitária da Balança Comercial do Brasil, o governador Pedro Taques (PSDB) falou ontem em São Paulo na HSM ExpoManagement 2015 e apontou a previsão de crescimento de 2,9% para o PIB – Produto Interno Bruto mato-grossense, além do fato que liderará uma missão oficial à China em 2016 para instalar um escritório de representação de Mato Grosso. 

O número surpreende diante da previsão do Governo Federal de que a estimativa do PIB do Brasil é de queda enquanto para Mato Grosso é de crescimento positivo. 

“É claro e óbvio que o agronegócio está potencializando nosso Estado, mas também cumprimos com nossa obrigação, pois ao assumirmos Mato Grosso, imediatamente adotamos uma postura proativa de cortar despesas desnecessárias, enxugar gastos supérfluos bem como trabalhar para tornar as políticas públicas eficientes”, disse o governador Pedro Taques para mais de 60 empresários. 

O governador anunciou aos empresários a criação de um instituto mato-grossense de carne. “É uma maneira de agregar valor, garantir a qualidade do produto e instituir o marketing para vendermos a marca de Mato Grosso no mercado internacional”. 

O chefe do Poder Executivo reafirmou sua disposição em continuar enxugando os gastos públicos e investindo em políticas sociais e de obras estruturantes, mas principalmente desenvolver ações que visem ambientes de negócios para atrair novos investimentos com segurança jurídica e com expectativas mais do que positivas. 

“Diminuímos o tamanho do Estado, que precisa ser mais estratégico e atuar em políticas públicas voltadas para mudar o ambiente social e econômico, além de criar oportunidades de negócios para os empresários e dar melhores condições de saúde, segurança e educação para o cidadão”, disse Pedro Taques, ao lembrar a economia R$ 300 milhões obtidos com a revisão de todos os contratos públicos. 

Para Pedro Taques o mais importante é que o ambiente negocial está sendo preparado com transparência e eficiência, pois de nada adianta conceder incentivos fiscais se os resultados não se somarem tanto para o Estado, como para a população e para o empresário. “Estamos mudando a política de incentivos fiscais e criando a Agência Investe MT para que o empresário tenha segurança jurídica quanto aos seus investimentos e que Mato Grosso e sua população possam colher os frutos desta união”, disse Pedro Taques. 

A primeira agência será voltada para fazer a promoção e divulgação das potencialidades do Estado. Já a segunda vai contribuir para acelerar o desenvolvimento sustentável, apoiando a execução de política estadual de desenvolvimento econômico por meio de operações de crédito aos programas estruturantes e projetos que visam à melhoria de qualidade, produtividade e competitividade do parque produtivo mato-grossense. (Com assessoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário