21 de novembro de 2015

SEDEC - turismo , prestigia evento de ENOTURISMO INDÍGENA EM CAMPO NOVO DOS PARECIS


O prefeito Mauro os falar da potencialidades do agronegócio, fez uma exposição sobre o turismo indígena e sobre os Jogos e o Seminário. Este evento visa promover a interação entre povos indígenas, afastar os preconceitos propiciar novas amizades, a realização deste evento não tem sido uma tarefa fácil, o que nos anima e que a iniciativa serve de exemplo para desmistificar a figura do índio, mostrando os valores e as riquezas culturais dos povos indígenas. 


Ao todo estão presentes cerca de 1.400 índios,"atletas" . São índios de várias regiões de Mato Grosso, do Araguaia, do Nortão, do Sul, Sudeste e Noroeste do estado, que irão disputar as modalidades de Arco e Flecha; Corrida de Toras; Arremesso de Lanças, Jikunahati (cabeça-bol); Tidimore; e futebol, finaliza o prefeito

O Secretário Shinorrara, disse que o planejamento da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer não é focado apenas no esporte de alto rendimento. Mas também prioriza as atividades de lazer e integração, como é o caso dos jogos indígenas em Campo Novo do Parecis Secretário Adjunto de Esportes do Estado.

O deputado Silvano, demostrou muito interesse em apoiar não só esta iniciativa dos Jogos Indígenas, mas também de estar atendendo outras reivindicações da comunidade indígena e da população em geral de Campo Novo.

O Coordenador Regional da FUNAI, Márcio Carlos, apresentou a Instrução Normativa que regulamenta a visitação em terras indígenas e na sequência o Cacique Rony, compartilhou a experiência de sua Aldeia que está formatada para o ETNOTURISMO indígena..

Tete Bezerra na sua fala colocou o Mtur à disposição do município e disse que estará buscando na FUNAI Nacional uma parceria com o Ministério do Turismo, para tornar o ETNOTURISMO Indígena uma realidade não só para Mato Grosso, mas para o Brasil, iniciativas como a do Cacique Rony, da Aldeia Wazare, tem que ser apoiada e replicada, como um case de sucesso.

Geraldo Lucio, representando o Secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro,parabenizou a FUNAI, pela iniciativa de lançar a Normativa que ordena a visitação em áreas indígenas,

destacou também o trabalho que o município está fazendo na busca de novos produtos turísticos, sendo líder na região, e fez um elogio especial ao Turismólogo JOÃO RICARDO C. BISPO, CHEFE PLANEJAMENTO E FOMENTO AO TURISMO do DEPARTAMENTO DO TURISMO - SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO da PREFEITURA MUNICIPAL DO CAMPO NOVO DO PARECIS e ao Secretário Wanderley, pelo destaque no Programa Regionalização do Turismo.

O representante do Nigro aproveitou para fazer um resumo dos Projetos e Atividades da SEDEC Turismo no ano de 2015 e para 2016, convidou os presentes para a Audiência Pública e Encontro de Dirigentes de Turismo que será realizada na Hotel Fazenda Mato Grosso dia 24 de novembro de 2015 a partir das 08hs, finaliza Geraldo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário