4 de novembro de 2015

A SUDECO JUNTAMENTE COM A SEDEC- TURISMO REALIZOU UMA REUNIÃO EM CUIABÁ PARA GESTORES PÚBLICOS, EMPRESÁRIOS E TECNICOS DE TURISMO

REUNIÃO DA SUDECO HOJE NA SALA DE REUNIÕES DO PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
No dia 04 de novembro de 2015, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, Secretaria Adjunta de Turismo – SEDEC – TUR, juntamente com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO, realizaram uma reunião para discutirem sobre o "Levantamento das demandas do turismo local e prospecção de parcerias.

O evento aconteceu na Sala de reuniões do Palácio do Governo do Estado de Mato Grosso, situado na Rua C, Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT. 

Na liderança é coordenado a Reunião o Superintendente da SUDECO SUDECO - Cleber Ávila disse que a sua instituição tem uma missão institucional de fomentar o desenvolvimento da região Centro Oeste. 

Segundo Cleber, esta reunião tem o intuito de fortalecer a cadeia de turismo do Centro-Oeste, pois a proposta da SUDECO, junto com um colegiado de parceiros será para a elaboração de um projeto que contempla: capacitação, fomento e divulgação do turismo regional, que visa levantar demandas do turismo local, por meio de diagnósticos, em cidades que possuam maior potencial turístico. Com os resultados obtidos nesta ação, serão articuladas parcerias para a capacitação da mão-de-obra local, de forma que atenda todas as necessidades levantadas. 

Essas qualificações serão, também, orientadas para que a região possa fornecer serviços que o setor de turismo necessita, como, por exemplo, alimentação, artesanato, infraestrutura.

Já o Secretário Luis Carlos Nigro da SEDEC – Secretaria Adjunta de Turismo, no uso da palavra disse que a SEDEC é parceira nesta ação, entendendo que esta iniciativa vem de encontro com as estratégias de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Mato Grosso. 

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura, esteve no evento e falou da importância desta iniciativa para o estado é que a sua pasta entende o turismo também como desenvolvimento regional.

José Guilherme superintendente do SEBRAE, na sua fala lembrou que no ano que vem (2016) é ano das Olimpíadas do Brasil e que Mato Grosso deverá estar preparado, para tirar proveitos trazendo turistas para o Pantanal, e elogiou a iniciativa da SUDECO e da SEDEC Turismo.

O Prof. Dr. Einstein da UFMT, apresentou a proposta do Observatório de Turismo, que será mais que um Portal, segundo ele será um Vortal, pois será uma ferramenta inovadora para a coleta, compilação e disponibilização de dados e informações do turismo do estado, atualmente praticamente inexistente.

Segundo Dr. Einstein, o Observatório de Turismo será uma base de dados e informações para a gestão compartilhada, facilitar e fomentar as parcerias visando o desenvolvimento do Turismo de forma sustentável.

Será uma ferramenta de pesquisa de articulação política e decisões estratégicas. Para implementar um Observatório de Turismo é necessário sobretudo constituir um comitê gestor do referido ObservatórioMO Observatório devera funcionar de forma participativa, planejando e gerindo compartilhadamente, envolvendo os integrantes das entidades sindicais e associações empresariais, fortalecendo a comunicação institucional e interistitucional.

O FÓRUM Estadual de Turismo esteve presente através de todas as suas instituições representavas, vários municípios prestigiaram o evento, como Aripuana, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Povone, Cuiaba, Campo Verde, Nobres, Caceres, dentre outros.

A avaliação tanto da SUDECO como da SEDEC - Turismo, foi que o evento alcançou o seu objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário