5 de novembro de 2015

A Economia do Turismo - Oferta x demanda Turística

Artigo: Geraldo Lúcio


Subsistema da oferta

A oferta em turismo pode ser assim caracterizada: um conjunto de recursos naturais e culturais que em sua essência, constituem a matéria-prima da atividade turística porque, são esses recursos que provocam a afluências de turistas. 

A esse conjunto agregam-se os serviços produzidos para dar consistência ao seu consumo, os quais compões os elementos que integram a oferta no seu sentido mais amplo, numa estrutura de mercado.

Oferta original (bens livres/ elementos turísticos primários): composto pelas matérias-primas, sem as quais não se poderia realizar nenhum processo produtivo. 

Elas têm uma força de atração original e, portanto tornam-se objetos turísticos. 

Podem ser classificados em quatro grandes conjuntos segundo Pierre Defert, que montam um quadro geral. 

Oferta turística agregada ou derivada: agrupa o conjunto de prestações de serviços. Composta pelos meios de transporte, alojamentos, lazer e recreação, organizadores e agentes de viagens. 

Subsistema da Demanda

Demanda Turística: Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes

A demanda turística: é formada por variáveis e identidades que contribuem para identificar êxitos e fracassos da atividade turistica

Não pode satisfazer a demanda, a não ser que haja uma combinação otimizada com a oferta original.













Nenhum comentário:

Postar um comentário