31 de outubro de 2015

Seplan realiza levantamento de informações estratégicas para Observatório de Gestão

RENATA NEVES
Assessoria/ Seplan-MT 

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realiza levantamento junto aos órgãos e entidades do governo para subsidiar o Observatório de Gestão. A obtenção das informações consiste em uma etapa crucial para a modelagem do banco de dados que sustentará a plataforma do projeto. O Observatório de Gestão reúne os principais indicadores do governo para acompanhamento e auxílio na tomada de decisões e está sob coordenação da vice-governadoria.

À Secretaria de Estado de Planejamento cabe gerenciar o processo de interlocução com os órgãos e entidades governamentais para obtenção, análise, sistematização e disponibilização dos indicadores de gestão. Já o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) atua como órgão gestor da tecnologia necessária à implantação do projeto.Também em parceria com o Cepromat, a Seplan coordena a implementação de mecanismos de integração dos sistemas transacionais com o Banco de Dados Corporativo (BD-Corp).

O grupo de trabalho da Seplan é composto por técnicos da Secretaria Adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores. Eles são responsáveis pela validação dos temas e informações apresentados pelos órgãos e entidades e pela verificação da sua consistência, por meio do cruzamento de dados com outros órgãos. 

“Com esse trabalho nós detectamos uma excelente oportunidade para dialogar com as secretarias, conhecer o portfólio de informações que elas possuem e apoiá-las no que for possível para que viabilizem ferramentas que assegurem visibilidade sobre os produtos que entregam e os serviços que desempenham para a sociedade. Trata-se de uma cooperação entre Secretarias, Cepromat e a equipe do Observatório de Gestão com o propósito de incentivar e mobilizar esforços para a criação de novos sistemas tecnológicos e de qualificar a gestão sob a governabilidade dos órgãos”, relatou o superintendente de Estatística, Indicadores e Gestão da Informação da Seplan, Paulo Cézar de Souza.

O Observatório de Gestão conta atualmente com informações das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública, Planejamento, Educação, Gestão e da Controladoria Geral do Estado, mas outras estão em fase de consolidação. Para disponibilizar essas informações foi desenvolvido um software de código livre, ou seja, de licenciamento gratuito, desonerando o Estado de custos diretos e tornando-o independente. “Ao consolidar os dados setoriais em um grande banco de dados, os diversos órgãos poderão acessá-los, permitindo desta forma, e através da ferramenta escolhida por cada órgão, a construção de conjuntos de informações/relatórios de dados intersetoriais”, destacou o gerente do projeto, Ricardo Carvalho.


Projeto estratégico


A implantação do Observatório de Gestão atende a uma determinação do governador Pedro Taques e tem o objetivo de integrar e monitorar os principais indicadores de gestão das secretarias, utilizando as soluções já existentes em uma plataforma inteligente, de forma otimizada, geoprocessada e centralizada.
“O acesso às informações disponibilizadas pelas secretarias e que serão atualizadas periodicamente irá facilitar o processo de tomada de decisões pelo governador e resultará em agilidade, economia e eficiência”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário