28 de agosto de 2015

Sedec realiza etapa do estadual de pesca neste domingo


O CEP tem por objetivo fomentar o turismo de pesca esportiva, o ecoturismo e ações de educação ambiental
D`LAILA BORGES 
Assessoria/Sedec-MT

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza no próximo domingo (30.08) em São José do Rio Claro (311 km da capital) mais uma etapa do 12º Campeonato Estadual de Pesca (CEP). A competição acontece junto com o 16º Festival de Pesca do município, que é realizado no encontro dos rios Claro e Arinos a 17 quilômetros da cidade, entre os dias 28 e 30 de agosto. 

O CEP tem por objetivo fomentar o turismo de pesca esportiva, o ecoturismo, ações de educação ambiental, promover a integração e divulgação dos municípios envolvidos e ordenar e regulamentar as competições de pesca no Estado. 

Os participantes concorrem a um veículo zero KM no primeiro lugar, um motor de popa 15 Hp e um barco de alumínio de seis metros no segundo lugar e um barco de alumínio de 6 metros e uma carretinha (reboque) para barco no terceiro lugar. 

Para participar os municípios devem possuir rios com potencial para a pesca esportiva, observando características como a localização da área, acesso ao público, aspectos econômicos e sociais e condições de pesca, além da data escolhida que deve estar de acordo com o calendário de pesca do Estado. 

“Faz parte da política do Governo criar ambiente para fomentar a economia regional e o turismo é uma atividade que movimenta os municípios, gerando renda e emprego local”, pontua o titular da Sedec, Seneri Paludo. 


Para o adjunto de Turismo da pasta, Luis Carlos Nigro, o turismo de pesca é um dos segmentos mais importantes da cadeia no Estado. “A pesca esportiva é muito forte em Mato Grosso e movimenta toda a economia onde acontecem as etapas, gerando emprego e renda”, destaca. 

Iniciado em 2006, o campeonato é realizado em conjunto com os diversos festivais de pesca de Mato Grosso. Os ganhadores vão acumulando pontos para a grande final. Lideram o ranking a equipe Carajás de Cáceres com 270 pontos, e Rombudo e Robalo, em 2º e 3º lugares, com 110 e 100 pontos respectivamente, ambas de Tabaporã. 

Além da Sedec, por meio da adjunta de Turismo, estarão presentes no evento a Secretaria de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e a Marinha, que apoiam na fiscalização e na segurança dos competidores e das embarcações. 

Em 2010, o Campeonato foi homologado pelo Rank Brasil como evento de pesca esportiva de maior abrangência, por ter sido realizado em 32 municípios e ter tido duração de seis meses. Começou em abril e terminou em setembro. 

Este ano o campeonato será composto de 17 etapas e tem sua final prevista para acontecer dia 27 de setembro em Santa Rita do Trivelato, 287 km da capital. 

Festival do Matrinxã 

Com o tema O Matrinxã do Brasil, o 16 º Festival de Pesca de São José do Rio Claro espera reunir cerca de 10 mil pessoas este ano de acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Aécio Lemes Dourado. 

Ele conta que o evento tem um cunho social e econômico muito grande para o município devido ao fato de movimentar o comércio e oferecer opções de lazer aos moradores. “O Festival aquece nossa economia, além do cunho social do evento que é um dos mais esperados pela população devido à falta de opção em lazer em nossa região”, destaca. 


São esperadas cerca de 70 equipes na competição de pesca embarcada no domingo. Além da pescaria, que oferecerá um prêmio de R$ 25 mil ao primeiro colocado e R$ 10 mil ao segundo, a programação é extensa. Nesses três dias terão shows musicais, minimaratona ecológica, sorteio do Imposto Predial e Territorial e Urbano (IPTU) 2015 e campeonato de vôlei de areia. A organização também garantiu esse ano sinal de wi-fi, com a instalação de uma antena, no local. 


Todas as noites terão atrações musicais para animar os participantes, que vão desde DJs, passando por bandas musicais pop, até show sertanejo, atendendo a todos os gostos. Serão disponibilizados ônibus para o transporte da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário