31 de agosto de 2015

Prêmio Tradições MT visa fortalecer as raízes e heranças culturais

ANGÉLICA MORAES
Assessoria/Secel-MT
Mato Grosso é um Estado formado por imigrantes de várias partes do Brasil e povos tradicionais milenares. Para fortalecer e preservar esta rica herança, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), lançou o Prêmio Tradições MT que vai conceder apoio a 15 projetos focados na valorização das culturas populares e tradicionais. As inscrições vão até o dia 14 de setembro e são gratuitas. 
                                          
“A diversidade cultural é um dos grandes patrimônios de Mato Grosso. São muitos universos englobados dentro de nossa área geopolítica que incluem saberes e fazeres tradicionais, incrível multiplicidade linguística, expressões culturais singulares e práticas ancestrais”, afirma o Secretário Leandro Carvalho. 
                                 
De acordo com o edital do Prêmio Tradições MT, os projetos podem envolver rituais, dança e arte popular performática; artesanato popular (pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de expressão plástica); processos próprios de transmissão oral ou escrita de conhecimentos (mitos, histórias e narrativas); ações e trabalhos que fortaleçam as expressões culturais populares e garantam a sua continuidade; atividades de retomada de práticas populares que estão em processo de esquecimento; difusão das manifestações tradicionais além dos limites de suas comunidades de origem; medicina, alimentação e culinária populares; memória e registro como fotografia, gravação de áudio, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos de comunicação voltados à preservação, promoção, visibilidade e reflexão sobre diferentes aspectos das culturas tradicionais; revitalização de espaços voltados à manifestação da cultura tradicional e outras formas de expressão que valorizem mestres e mestras e incentivem os processos de transmissão de saberes entre as diferentes gerações. 
                                                  
Do total de 15 projetos previstos no edital, no mínimo oito devem ser oriundos de municípios do interior de Mato Grosso. Serão concedidos R$ 30 mil a cada projeto selecionado, totalizando recursos na ordem de R$ 450 mil que devem ser aplicados exclusivamente na execução de ações na área de culturas populares e tradicionais. 
                                                
A inscrição é feita mediante preenchimento de protocolo, entregue ou enviado pelos Correios à Secel, localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, até 14 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h. A inscrição dos projetos é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0207 e 3613-0231 ou via e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário