10 de julho de 2015

Quilombolas de Capão Verde, recebem técnicos da UNISOL Brasil e do PRONATUR

Hoje dia 10 de julho, estivemos eu (Geraldo Lucio) o colega Luciano Borges e Felinto Ribeiro, estivemos visitando  a Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde para uma reunião de discussões sobre o Projeto REDES -MT da UNISOL Brasil e PRONATUR.


Quilombolas de Capão Verde, produzem Banana Chips.
Feito com a Banana da Terra frita, uma delicia
A Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde, além de muita história tem um patrimônio natural muito grande vejam estas águas e cachoeira.

Hoje o dia foi bem produtivo na visita com reunião na Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde.
Geraldo Lucio, Andrea, Felinto Ribeiro e Luciano Borges.


A lavoura da Banana da Terra e o ponto forte da Agricultura da Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde, dela depende o sucesso da indústria de Banana Chips, Doce de Bananas e da Farinha de Bananas
Na Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde, fazendo troca de literaturas, Geraldo Lucio,recebe um livro Produção Associada do Capão Verde e dão um Livro seu Turismo no Meio Rural de Mato Grosso e outro de Gastronomia Matogrossense.

Hoje dia 10 de julho, estivemos Eu e o colega Luciano Borges, visitando a Comunidade QUILOMBOLAS Capão Verde para discussões sobre o Projeto REDES -MT da UNISOL Brasil e PRONATUR.
O ASSUNTO TAMBEM ABRANGEU O CIRCUITO DE TURISMO RURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS.
Capão Verde fica a 80 km de Cuiabá, as margens na BR 070, sentido Caceres, no município de. Pocone.
QUILOMBOLA, trará- se de uma palavra que vem de origem africana, dialeto e idioma “quimbundo”, que tem o significado firmado em uma sociedade que é formada por jovens guerreiros que no passado pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades.

São comunidades negras que estão localizadas no território (espaço) rural habitada por descendentes de africanos escravizados, com laços de parentesco, que vivem da agricultura de subsistência, em terra doada, comprada ou secularmente ocupada por seus antepassados, os quais mantêm suas tradições culturais e as vivenciam no presente, como suas histórias e seu código de ética, que são transmitidos de pais para filhos oralmente de geração a geração.

Os representante da UNISOL Brasil e PRONATUR, Geraldo Lucio e Luciano Borges, a apresentaram para comunidade o projeto REDE -  MT que  será Implementado com ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.

A REDE será uma estratégia de cooperação solidária: Agrupando no primeiro momento 06 (seis) empreendimentos econômicos solidários com identidade comum.

O caráter da identidade devera ser: Territorial, com foco nas Cadeias produtivas existentes e ou potenciais,  Política públicas, Cultura e Segmentos econômicos.

Os Empreendimento Solidários que irão compor a REDE devem apresentar potencial de complementaridade econômica de forma mais direta e devem ser capazes de: Proporcionar ganhos práticos, contribuir  para que os Empreendimentos  possam atingir a sua sustentabilidade econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário