A Economia Solidária na região central do Brasil tem grandes desafios e conquistas. Uma dos Empreendimentos Solidários filiados da Unisol Brasil que tem colhido frutos é o Núcleo de Produção Mista no PA Cinturão Verde do Pedra 90, no município de Cuiabá (MT).
O consultor técnico Geraldo Lúcio esteve neste EES no dia 07 de julho, acompanhado de Luciano Borges, do PRONATUR. Eles foram recebidos por Francisco, presidente do Núcleo, que é uma associação de Agricultores Familiares.
Na visita, Lúcio e Borges reafirmaram os compromissos firmados com o EES no projeto REDE, base MT. Este projeto será implementado com ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social. Estas ações buscam ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na dinâmica do Programa ‘Brasil Sem Miséria’, do Governo Federal. Será uma estratégia de cooperação, agrupando, no primeiro momento, seis empreendimentos econômicos solidários com identidade comum. O caráter identidário deverá ser territorial, com foco nas cadeias produtivas existentes e/ou potenciais, nas política públicas, na cultura e segmentos econômicos.
“Os EES que irão compor a REDE devem apresentar potencial de complementaridade econômica de forma mais direta e devem ser capazes de proporcionar ganhos práticos, para contribuir e atingir a sua sustentabilidade econômica”, explica Geraldo.
O Núcleo de Produção Mista (Associação) agrega cerca de 160 agricultores, sendo que 70 deles tem a Declaração de Aptidão de Agricultor (DAP), e produzem hortifrutigranjeiros. O grupo também possui uma agroindústria de rapaduras, açúcar mascavo e melado, que são produzidos e comercializados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no mercado local.
Durante a visita ao Núcleo de Produção, Lúcio e Borges agendaram uma nova reunião, para vivências no processo de produção no dia seguinte, quarta, 08, ocasião que a indústria estaria em plena atividade.
PRONATUR –  é uma Oscip Estadual (Organização Social) cuja finalidade é o desenvolvimento sustentável do turismo e do meio ambiente.
É uma instituição sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública, com seus interesses voltados a produção de renda e emprego para a população utilizando o turismo como instrumento para alcançar este fim e preservando o meio ambiente como forma de melhorar a qualidade de vidas das pessoas e das futuras gerações.
A Unisol Brasil começou a parceria com o PRONATUR em 2014.
Em abril de 2014 houve uma reunião entre UB e a entidade, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em Cuiabá (MT), para discutir assuntos relacionados ao turismo, agricultura, meio ambiente e cultura para a região da Baixada Cuiabana. A proposta discutida foi a de desenvolver projetos em parceria nestes setores. Além disso, o PRONATUR já havia realizado algumas ações no município de Barão do Melgaço (MT), em parceira com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Sedtur e a UNISOL Brasil, no começo de 2014.
Fontes: Geraldo Lúcio e PRONATUR
Centro Oeste Geraldo Barão de Melgaço 10