11 de julho de 2015

ETNOTURISMO QUILOMBOLA EM MATO GROSSO, REALIDADE PRESENTE.


Foto de Geraldo Lúcio.
O diferencial em todas as comunidades envolvidas  é a força de vontade

Com um rico potencial turístico sustentável, as comunidades quilombolas localizadas próximas aos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande  na região do Pantanal, destacam-se pela forma de vida que levam.
As famílias permitem um contato mais direto e genuíno com a natureza, com a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade no ambiente rural e familiar. 

Com este diferencial, as comunidades de Céu Azul, Morro Cortado, Capão  Verde, Imbe, Campina da Pedra, Chumbo, Jejum e Limpo Grande, tem  muito a oferecer enquanto atrativo turístico, porém necessitando de formatações para serem produtos turísticos. A ideia e de ter todas estas comunidades inseridas em um Roteiro Integrado de ETNOTURISMO QUILOMBOLA. 

Nas comunidades Quilombolas  além da história e cultura, destaca-se o grande potencial natural, propício para a prática do ecoturismo de forma  sustentável que precisa ser explorado e o cultivo dos solo do modo tradicional na agricultura familiar que pode ser vivenciado pelo visitante, no Turismo Rural.

O turismo se torna uma realidade  a partir do momento em que um turista tem a oportunidade de conhecer a localidade e ainda poder interagir com os atores locais.

Nas comunidades tradicionais e que se faz o turismo social, e necessário  valorizar as iniciativas existentes:  A história de um povo, as raízes do povo mato-grossense vêm dessas comunidades que, mesmo com  o advento das novas tecnologias,  ainda mantém suas características.

 O ideial seria se na comunidade tivesse um local para que os turistas pudessem conhecer e adquirirem os produtos, apresentar  a cadeia de produção das  comunidades  Quilombolas  desenvolvidas de forma associativa e cooperativa, as apresentações culturais e degustação da culinária regional. Este e o sonho dos Quilombolas que num futuro bem próximo  será uma realidade.

A lavoura da Banana da Terra e o ponto forte da Agricultura da Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde, dela depende o sucesso da indústria de Banana Chips, Doce de Bananas e da Farinha de Bananas

Geraldo Lucio, Na Comunidade QUILOMBOLA de Capão Verde, fazendo troca de literaturas, Geraldo Lucio, recebe um livro Produção Associada do Capão Verde e dão um Livro seu Turismo no Meio Rural de Mato Grosso e outro de Gastronomia Matogrossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário