18 de julho de 2015

Abertas inscrições para a IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


HENRIQUE PIMENTA

Assessoria/Seaf-MT
Estão abertas as inscrições para a IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), evento este que irá ocorrer nos dias 20 e 21 de agosto em Cuiabá no Hotel Fazenda Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo site www.seaf.mt.gov.br/consea

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência possibilita reflexões e proposições sobre temas relacionados à agenda nutricional, pautando os setores da saúde e a produção da agricultura familiar‬ como alternativa viável para uma alimentação saudável. 

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf-MT), Suelme Fernandes, na Cesam serão discutidas iniciativas para atingir as metas de erradicação da extrema pobreza, por meio da produção da agricultura familiar. “O Governo de Mato Grosso vê a conferência como oportunidade real para pautar políticas públicas que irão garantir à população do nosso Estado o direito à alimentação adequada, saudável e mais nutritiva, e os pequenos produtores tem papel preponderante neste contexto e serão inseridos no debate”. 

Os três eixos temáticos que irão nortear as discussões da IV Cesan são: “Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação saudável e da soberania alimentar”, “Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas” e “Fortalecimento do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional”. 

A presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Aída Couto, estima que um público de 300 pessoas participem da IV Cesan, entre representantes da sociedade civil e entidades governamentais. “É importante que os municípios realizem as Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) tem orientado e acompanhado a realização dessas Conferências”, alerta. 

Ao final do evento, propostas sobre os temas serão definidas e delegados serão eleitos para representar Mato Grosso na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 3 a 6 de Novembro em Brasília. 

A conferência é realizada pela Seaf e o Consea. Para maiores informações, entre na página do evento no Facebook, confirmando a participação pelo link: https://www.facebook.com/events/

Nenhum comentário:

Postar um comentário