19 de maio de 2015

Governo tem compromisso com o crescimento regional


Foto de Geraldo Lúcio.
Durante o encontro com prefeitos, secretários municipais de Turismo e integrantes do Fórum Estadual de Turismo nesta terça-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Seneri Paludo, reafirmou a posição do atual Governo, de ter no setor um de seus principais pilares do desenvolvimento econômico.

“Estamos imbuídos em transformar o turismo em uma mola propulsora de desenvolvimento para Mato Grosso, assim como é o agronegócio hoje”, destacou Paludo, ao acrescentar que o setor é uma das principais atividades de desenvolvimento regional, pois é nos municípios que ele acontece.

O titular da Sedec explicou aos cerca de 200 participantes do evento que dentro da secretaria, o turismo está recebendo o mesmo tratamento dado à mineração, energia e ao agronegócio, atividades econômicas que estão sob a responsabilidade da pasta. Paludo apresentou a estrutura da Sedec, que possui quatro secretarias-adjuntas voltadas para atividade-fim, entre as quais a de Turismo.

A coordenadora executiva da Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur), Leila Marilsa Fraga, afirmou estar surpresa com a dimensão do evento e com o compromisso do Governo do Estado em ouvir as demandas dos municípios. “A Amptur está animada e muito feliz com o apoio do Governo. O Executivo está pensando na mesma linha que já pensávamos, que é valorizar o turismo interno e as potencialidades de cada região”, pontuou Leila.

A secretária de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, do município de Porto dos Gaúchos, Andyra Piovezan, vê de forma positiva esse encontro entre as esferas do governo estadual e municipal, na discussão de um planejamento para o turismo em Mato Grosso. “Estou vendo uma luz no fim do túnel. É um ponto positivo ver o Governo do Estado oferecendo vontade em ajudar os municípios. Precisamos de uma equipe que olhe para o potencial turístico e que colabore na produção de projetos para desenvolvermos esse potencial”.

Durante o evento também foi apresentado o mapeamento, hierarquização e categorização dos municípios, que estão sendo realizados de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo em Mato Grosso. Outro assunto abordado foi o Cadastur, que é um sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na atividade turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário