30 de maio de 2015

Agropecuária cresce 4,7% no trimestre e evita queda maior do PIB


De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Imagem ilustrativa





O desempenho da soja, acima de 10% no trimestre, ajudou a manter o ritmo econômico da agropecuária


A agropecuária foi a ‘salvação da lavoura’ do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre de 2015. Enquanto o PIB caiu 0,2% no período, em comparação com o último trimestre de 2014, a soma da renda gerada pela agricultura e pecuária cresceu 4,7%, praticamente segurando um revés maior na economia brasileira.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A indústria recuou 0,3% e os serviços caíram 0,7%. Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2015 alcançou R$ 1,408 trilhão.

Leia também:


O IBGE também comparou o PIB entre janeiro e março deste ano com o mesmo período do ano anterior, registrando queda de 1,6%. O prejuízo só não foi maior devido, novamente, à agropecuária, que cresceu 4%. A indústria recuou 3% e, os serviços, 1,2%.

O principal fator que ajudou a manter o ritmo econômico da agropecuária foi o desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no 1º trimestre. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), é o caso da soja (10,6%), do arroz (0,7%), da mandioca (5,1%) e do fumo (1,7%). Por outro lado, o milho, cuja safra também é significativa no primeiro trimestre, apresentou variação negativa (-3,1%).

Conforme o IBGE, o segmento agropecuário, ainda que tenha tido um desempenho positivo, tem um peso pequeno na composição do PIB total, uma vez que a pesquisa considera basicamente a atividade primária em sua metodologia, ou seja, “dentro da porteira”, sem levar em conta indústrias, nesse caso, as atividades “fora da porteira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário