4 de março de 2015

Patrus Ananias participa de plenária sobre segurança alimentar e nutricional


Foto: Naiara Pontes/ MDA


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, prestigiou nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília, a abertura da primeira plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de 2015. O objetivo do encontro é ajustar a agenda anual e discutir os preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para novembro.

Ao público, formado por representantes do Governo Federal, da sociedade civil e de observadores convidados, Patrus Ananias ressaltou a satisfação de participar do encontro e celebrou, mais uma vez, a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). “É com muita alegria que estou aqui, uma vez que o Consea faz parte da minha história. Também é com alegria que compartilho a conquista histórica que vivemos em 2014, que foi a saída do nosso País do mapa da fome. Nós participamos disso, estamos zerando a fome no Brasil”.

O ministro Patrus ainda pontuou as principais prioridades do MDA para os próximos quatro anos: assentar as famílias acampadas e integrar socialmente os assentamentos da reforma agrária. “Temos um desafio de criarmos condições para que os assentamentos se tornem cada vez mais produtivos, autossustentáveis e tenham espaços de vida, no que diz respeito à cultura, lazer”, reforçou. 

A reforma agrária é uma pauta fundamental para o Consea, segundo a presidenta do órgão consultivo Maria Emília Lisboa Pacheco. “Nos nossos principais debates está a necessidade de abordar as políticas de reforma agrária, a transição agroecológica e a redução de agrotóxicos”, comentou.

Trabalho conjunto

Nesta quinta-feira (5), o Consea, a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), ligado ao MDA, também estarão reunidos para discutir as propostas conjuntas e a pauta comum dos três órgãos que serão levados à 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) tem caráter consultivo e assessora a Presidência da República na formulação de políticas e na definição de orientações para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. 

Serviço:

Encontro Consea, Cnapo e Condraf
Data: 05 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Palácio do Palanalto, anexo 1

Gabriella Bontempo
Ascom/ MDA

- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/patrus-ananias-participa-de-plen%C3%A1ria-sobre-seguran%C3%A7a-alimentar-e-nutricional#sthash.tlVlqcBh.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário