23 de janeiro de 2015

Unisol Brasil participa do Fórum Social Mundial da Biodiversidade que acontece de 26 a 30 de janeiro em Manaus




Cada vez mais atenta às questões da biodiversidade, a Unisol Brasil marcará presença no Fórum Social Mundial da Biodiversidade (FSMBIO 2015), evento que vai de 26 a 30 de janeiro em Manaus (AM). Com o envolvimento da nossa assessora técnica Terezinha Rozenha (Tabatinga/AM) e de Lea Muniz, do Consulado da Mulher (organização afiliada) e do representante da Unisol de São Paulo, Israel Santos, estarão sendo discutidas pautas de extrema importância para a sustentabilidade da região, do Brasil e do mundo.

O Fórum da Biodiversidade é um movimento aberto para discussões da sociedade civil organizada, que faz oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, onde se reunem líderes da economia mundial durante o mesmo período. A Unisol Brasil terá estande de exposição e venda de artesanatos regionais com biojoias e outros produtos, e um representante apresentará palestra com painel: “Projeto Redes, uma experiência de economia solidária na Amazônia”, onde explanará sobre projeto que reúne os empreendimentos da economia solidária no Amazonas, para a comercialização de produtos. O objetivo é fortalecer atividades de economia solidária no estado, como associações e cooperativas que integram a rede. Hoje participam dessa rede a Associação Sabores do Tarumã, Cooperativa Agrofrutas, Artes Regionais, Lá e Lê Artes e Nossa Arte.

A organização entende que é a oportunidade de se discutir com o resto do mundo o tema biodiversidade, com a região Amazônica liderando essa discussão. “É um espaço para o debate das questões tão relevantes e que são pautas oriundas dos movimentos sociais, sendo também um estímulo para a construção do Fórum Social Mundial a ser realizado em maio de 2015 na Tunísia”, ressalta Deivid Santarém, um dos articuladores do FSMBIO 2015.

Outras atividades terão a promoção da Unisol Brasil: a palestra e painel “A experiência do Consulado da Mulher nas práticas autogestionárias no setor alimentício”; a vivência/percurso cultural “Visita a Casa de Sara – conhecendo o dia-a-dia em uma associação ribeirinha no Iranduba/AM”, com representante da Associação de Mulheres, Casa de Sara; a palestra e painel “A influência das águas noTrabalho das mulheres ribeirinhas em Iranduba”, também com a Casa de Sara (apresentação das atividades, como as mulheres desenvolvem seu trabalho, com as ribeirinhas). E ainda a execução da oficina “A prática de reutilização de resíduos, sustentabilidade e economia solidária no Amazonas”, com representante da cooperativa Lá e Lê Artes; e a palestra e painel “Exercício de práticas para Consumo Consciente”, com representante da Cooperativa Agrofrutas.

Numa ação interessante e todos os dias durante o evento, por uma hora, haverá a ‘Oficina do Sabor’, um espaço de alimentação saudável, com grupo de mulheres que produzem bolos, salvados, tortas, doces. Esta rede de alimentação possui sua atividade no território de Manaus.

A organização do FSMBIO reforça que o espaço é livre para propor e debater ideias, formular propostas e documentos e articular ações de entidades e movimentos da sociedade. O que se busca é direcionar e ajudar na construção de uma sociedade consciente de seu papel para alcançar o equilíbrio social e ambiental.

O encontro organiza demandas dos movimentos sociais como: 1-Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar; 2 – Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical; 3 – Bacias hidrográficas como base de planejamento; 4 – Mudanças climáticas e Direitos Humanos; 5 – Biodiversidade, bioética e Outro Mundo Possível.

Além disso, o Fórum atua como um catalizador de entidades e movimentos participantes para que alinhem as suas ações tanto local como nacionalmente, sem deixarem de interagir nos debates e foros internacionais. ue estejam cooperando na construção de um mundo mais solidário. Desde o protagonismo da ECO 92, oBrasil tem sido lugar privilegiado nestes debates e decisões. O Fórum também é preparatório para a próxima 15a Conferência da ONU sobre o Clima (COP), na França, em dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário