13 de janeiro de 2015

Conheçam a Passagem da Conceição Várzea Grande-MT


Localizada no trecho mais encachoeirado do rio Cuiaba acima, nos extremos dos limites cuiabanos, com Várzea Grande, Passagem da Conceição, é hoje o segundo Distrito de Paz do município, tendo como limites ao sul e leste o rio Pari e ao norte e oeste parte das linhas divisórias do município de Nossa Senhora do Livramento e, na íntegra, as de Acorizal, abrangendo esse distrito as áreas lavradias da região da margem do rio Pari, a Fazendinha, o Engenho, o Esmeril e a povoação do Espinheiro.
Inicia-se a história nos anos 1800, quando em 1813 o lavrador Manoel Antônio da Conceição, a quem chamavam simplesmente "Conceição", ali se fixou, lavrando a terra e concedendo travessia para outro lado do rio, a quantos o procuravam.
Munido de uma canoa, dela se servia para ajuda ao "ganha-pão" que a lavoura lhe concedia, pois alí um porto natural encurtava as distâncias para a Capital.
Nessas paragens desertas, apenas a Fazendinha já existia, alguns quilômetros além, onde um senhorio de escravos se estabeleceu e com seus negros explorava a terra movendo a lavoura e as catras.
— com Naja Lucio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário