12 de dezembro de 2014

Produtores discutem realização de Fórum sobre Agricultura Tropical


FAEG
 A Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) se reuniu nesta quarta-feira (10) para discutir a elaboração de um Fórum sobre Agricultura Tropical. A ideia é reunir técnicos e produtores que entendam sobre a agricultura brasileira incluindo práticas de cultivo tecnologia aplicada e manejo. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, Flávio Faedo e pelo vice-presidente Silomar Cabral.

Presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica afirma que, muitas vezes, ir a missões internacionais como os Estados Unidos pode não atingir os objetivos e suprir as expectativas. “Nos Estados Unidos o clima, por exemplo, é muito diferente do nosso. Com o inverno, o vazio sanitário se torna obrigatório e não há como descumprir. Precisamos dialogar com quem viva a mesma realidade do Centro-Oeste Brasileiro. Nosso parâmetro de comparação precisa ser o tropical”, completou.

Consultor técnico do SENAR para a área de Cereais, Fibras e Oleaginosas, Cristiano Palavro sugeriu que seja formada uma comissão para auxiliar na formação do evento. O objetivo é que o Fórum seja realizado no primeiro semestre de 2015 e discuta também, as pesquisas desenvolvidas no país.

No que se refere às pesquisas, o grupo reunido falou sobre a atual dependência das tecnologias e o modelo atual que não incentiva, por exemplo, maior desenvolvimento de pesquisas públicas. Citaram ainda o modelo francês de cobrança na comercialização.

Emplacamento de veículos

O encontro tinha como terceira e última pauta, a discussão sobre o emplacamento de veículos que, nesta quarta-feira (10) estava sendo debatido na Comissão Mista e agora segue para a Câmara dos Deputados. A Comissão apresentou emenda isentando as máquinas de registro e licenciamento anual.

Assim como a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os produtores acreditam que a obrigatoriedade do registro e do licenciamento tem caráter meramente arrecadatório, uma vez que os tratores e máquinas agrícolas estão quase que em tempo integral dentro das propriedades, sem circular em vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário