12 de dezembro de 2014

MT Criativo e SEC apresentam APL da Economia Criativa

Arranjo Produtivo Local visa desenvolver cadeia produtiva da cultura no estado

NEUSA BAPTISTA/NOELISA ANDREOLA
Assessorias MT Criativo/SEC-MT
Assessoria
MT Criativo e SEC apresentam APL da Economia Criativa
APL da Economia Criativa ajuda a fortalecer agentes produtivos e desenvolver atividades
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Incubadora Mato Grosso Criativo (MT Criativo) apresentarão na próxima terça-feira (16), às 14h, o Arranjo Produtivo Local da Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o Ministério da Cultura (Minc) para desenvolver setores da economia criativa em vários estados brasileiros, entre eles Mato Grosso. 

O evento acontecerá na Casa Cuiabana, onde será apresentado o Plano de Desenvolvimento do APL, aprovado pelo Mdic. 

O arranjo produtivo local (APL) é uma metodologia que promove a articulação e o fortalecimento de agentes produtivos de um mesmo território que desenvolvem atividades econômicas correlatas e possuem vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. 

Geralmente, o APL reúne empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, cooperativas, associações, representações, organizações de treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, promoção e financiamento, além de agentes públicos. 

Em MT, a meta é diagnosticar as potencialidades regionais geradoras de receita que fomentam a economia criativa para, em seguida, traçar um planejamento estratégico com foco no fortalecimento dos envolvidos na cadeia produtiva local. 

O APL do Vale do Rio Cuiabá tem o objetivo de identificar as potencialidades locais e estimulá-las. Prevê o incentivo aos setores de dança, gastronomia e artesanato por meio de otimização de recursos, orientações para o aumento da produção, obtenção de linhas de crédito e sinalização de novos mercados, recebendo verbas do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). 

O objetivo é a construção de uma rota turística cultural que abrangerá os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. 


Assessoria
APL da Economia Criativa ajuda a fortalecer agentes produtivos e desenvolver atividades
APL movimenta economia local por meio das manifestações culturais
Com uma população de um milhão de habitantes e PIB aproximado de R$ 20 bilhões, a região é caracterizada por riquezas naturais como as Baias de Chacororé e Siá Mariana, a Chapada dos Guimarães e o Pantanal; e manifestações culturais ímpares, como as festas de São Benedito e do Senhor Divino, o Rasqueado, a Cavalhada e as danças do Cururu e Siriri, entre outras. 

Em resumo, a ação maior do APL apoiará o fortalecimento econômico e social dos municípios. 

Para o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates, a iniciativa é um grande presente para os mato-grossenses. “O Arranjo Produtivo vai movimentar a economia local por meio da dança, artesanato e gastronomia de um modo sustentável, valorizando o trabalho dos nossos criativos, que geram produtos para serem consumidos por meio do turismo cultural". 

Esse projeto conta com representantes da Secretaria de Estado e Assistência Social (Setas), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf); Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur); Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme); a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A - MT Fomento; e a equipe do MT Criativo. 

O evento contará com manifestações culturais do estado como, Cururu, Siriri e a Arpilharia. 

SERVIÇO

EVENTO:Apresentação do APL de Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá 
LOCAL: Casa Cuiabana - Av. Gen. Valle, 181 - Bandeirantes, Cuiabá 
HORÁRIO: 14 h. 
MAIS INFORMAÇÕES: 99377048 (Noelisa Andreola )/92260922 (Neusa Baptista)

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário