2 de dezembro de 2014

Fampress – Experiências e Vivências em Lucena PB




Foi realizado no último sábado, (29/11), em Lucena, um Fampress com objetivo de apresentar os atrativos turísticos da cidade. O evento foi promovido pelo SEBRAE e contou com a participação de jornalistas de todos os segmentos de mídias de informação.

Na travessia de balsa, de Cabedelo a Lucena, os jornalistas e a população local foram agraciados com um belíssimo coral de vozes infantojuvenis (crianças de 04 a 16 anos) cantando belas músicas, encantando e valorizando a cultura local. O coral se apresentará sempre no 1º e no 3º sábado do mês, quinzenalmente, no horário de 09h00 as 10h00 da manhã.
O projeto Cantando na Balsa é de uma criatividade ímpar e foi organizado pela Pastora Rejane, do Instituto Tecnológico de Educação e Ciências – INTEC – Mar de Esperança. Com o apoio e parceria da iniciativa privada na pessoa de José Luiz Siqueira, Gerente de RH da Coco do Vale e da Administração da Balsa, por meio seu Gerente Antônio Dias Cardoso Filho.

“A cidade de Lucena esta situada na Região Metropolitana de João Pessoa, possui 89 km² de área e sua população tem pouco mais de 12.029 habitantes.
É em Lucena que se localiza a “Igreja da Guia”, um dos mais importantes patrimônios históricos da Paraíba. Construída em estilo barroco tropical, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP)”.

Lucena, no Litoral Norte paraibano, conta hoje com novos atrativos turísticos e já tem potencial para receber a demanda de turistas que querem vivenciar experiências e conhecer a cultura local.

O turismo de experiência está em alta porque, hoje em dia, o turista procura muito além do destino: ele quer vivenciar a realidade local. De modo geral, as pessoas não querem mais viajar simplesmente por viajar; elas buscam por produtos turísticos que não estejam acostumadas a vivenciar no seu dia a dia, além de procurarem por algo que as enriqueça culturalmente.

Os jornalistas que estiveram no Fampress foram surpreendidos com um roteiro muito bem elaborado pelos consultores do SEBRAE, Mirian Rocha e Carlos Almeida. O roteiro uniu vivências e experiências, por meio da história e da cultura, com oficinas de artesanato, gastronomia, além do que é peculiar ao litoral paraibano, que é o sol e mar com visita às piscinas naturais.

O Fampress proporcionou um novo olhar ao potencial turístico e econômico da cidade de Lucena, elevando o conceito Turístico do destino .

Produtos

-Vista o avental e faça você mesmo sua Tapioca!
Essa é a proposta da Dona Idelzuite, da Tapiocaria e Doceria Xodó de Mulher. A tapiocaria conta com 46 sabores dessa delicia que faz parte da gastronomia do Norte e Nordeste. A decoração é um destaque a mais, pois é feita com a fibra do coco. E no painel de cimento feito pelo artista plástico local, Francisco de Assis, o retrato da realidade do agricultor de Lucena.

-Gosta de natureza e história? Em Lucena natureza e história se unem para que sua experiência seja mais prazerosa com a trilha das Ruinas da Igreja do Bonsucesso, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

-Provar da deliciosa culinária do mar mediterrâneo adaptada aos nosso temperos regionais, é o que você poderá saborear ao visitar o restaurante do Costa Brava Resort. Além da hospedagem em quartos confortáveis e modernos.
Uma outra opção de hospedagem em Lucena é a Pousada Barcaça. Onde a natureza e a tranquilidade proporcionam bem estar a quem se hospeda. Passeios de cavalo, charrete, bicicleta, ou até mesmo fazer as trilhas caminhando pelas falésias de Lucena, fazem parte dos serviços oferecidos pela pousada.

-Oficina de Pintura na Barca do Coco, é uma ótima opção para relaxar e dar asas à criatividade .

-A cultura do coco é a principal atividade econômica de Lucena e graças a esse produto que pode ser utilizado em sua totalidade agregando valor e valorizando a economia criativa, é que a “Associação Mãos que se Ajudam”, e os “Produtores Caseiros de Cocada na Kenga”, fabricam hoje a original Cocada na Kenga.

-O Centro de Artesanato de Lucena, um espaço preparado para quem deseja adquirir ou vivenciar por meio de oficinas, a confecção de artesanatos locais. Lá você pode, confeccionar bonequinhas de pano, cestinhos de papel machê, caixinhas de presente, ainda comprar biquines e roupas de banho feitas sob medida. Os chaveiros e flores feitos das conchas que são abundantes na praia de Lucena também estão a venda e para degustar; o açaí na quenga, as cocadas e pães e a deliciosa Água de Coco, Coco do Vale.

Logo depois de todo um dia repleto de atividades, à noite os jornalistas tiveram a oportunidade de participar da inauguração da “Caiçara Cultural”, a primeira do gênero, no mundo. Trata-se de uma Caiçara toda decorada com artigos de pesca local, projetada pelo renomado arquiteto Jonas Lourenço. Nas paredes a arte fotográfica de Cacio Murilo, retratando o dia a dia dos pescadores. A Caiçara Cultural servirá de ponto de informações turísticas e, no seu entorno, acontecerão apresentações culturais.

Serviços

Projeto Cantando na Balsa (Pastora Rejane): Rua Américo Falcão, 1018, Centro. Tel (83) 8721-4709/ 9945-4634

Passeio de barco às piscinas naturais (Arlindo Pereira): Rua José Monteiro de Souza Falcão, 223, Centro. Tel (83) 8706-3521/ 9922-4845

Pousada Barcaça (Sinicleide Souza): Rua Benjamin de Souza Falcão s/n – Camaçari Tel (83)3293-1210

Tapiocaria Xodó de Mulher (Dona Ideuzute): Avenida Américo Falcão, s/n – Centro Tel (83) 96057998

Costa Brava Praia Resort (Manolo): Rua Ângelo custódio da Cruz, 1150 – Fagundes Tel (83) 3293-1001/3293-1003

Pintura na Barca de Coco (José Renato): Beira Mar, Quiosque Sítio do Pica Pau Amarelo – Ponta de Lucena. Tel (83) 8805-9549/9665-6524

Codada na Kenga: Rua Eugênio de Souza Falcão, s/n – Ponta de Lucena. Tel. (83) 3293-1308/9822-6395

Centro de Artesanato de Lucena .Tel: (83) 8883-1992

Tadeu Ferreira (Guia de Turismo e Consultor do SEBRAE). Tel (83) 9605-5907

Fotos

Cantando na Balsa – Coral das crianças de Lucena

“Igreja da Guia, um dos mais importantes patrimônios históricos da Paraíba. Construída em estilo barroco tropical é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP)”.

Tadeuzinho – Guia de Turismo. Fez a diferença, compondo o Fampress com detalhes da belíssima história da cidade de Lucena e região

Mirian Rocha(Consultora do SEBRAE), Regina Amorim(Gestora de Turismo do SEBRAE), José Luiz Siqueira ( Gerente de RH da Coco do Vale) e Carlos Almeida(Consultor do SEBRAE)

Dona Idelzuite (Tapiocaria e Doceria Xodó de Mulher)

Chef Manolo (Costa Brava Resort), preparando a “Paella” servida aos jornalistas do Fampress

José Renato e Ana Célia Macedo na Oficina de Pintura na Barca de Coco

A Original Cocada na Kenga

Trilha das Ruinas da Igreja do Bonsucesso

Passeio de Barco as Piscinas Naturais de Lucena

Na Pousada barcaça, Passeios de Charrete a Beira Mar

Alessandra Lontra, (Diretora de Marketing do Site O Concierge), na Oficina de Pintura de Caixinhas

“Caiçara Cultural”, a Primeira do Gênero, no Mundo.

Por: Ana Célia Macedo
Fotos: Ana Célia Macedo

Publicado por: Ana Célia Macedo Number of Entries : 98

Paraibana, nascida na capital, Ana Célia Macedo é Jornalista, membro da Associação Paraibana de Imprensa. Pesquisa e escreve sobre Turismo e suas Vertentes. É Editora Geral e Diretora Executiva do Site de Informações sobre Turismo, Cultura e Gastronomia “O Concierge”. É Guia de Turismo e também atua como Agente de Viagens Internacionais. E-mail para contato: annaceliamacedo@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário