3 de dezembro de 2014

COMPRUP – Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Poconé (MT)


COMPRUP

A Comprup surgiu da necessidade de fornecer opções de renda para as populações que vivem nas áreas de reforma agrária e em comunidades tradicionais de Poconé, em Mato Grosso. A versatilidade do baru chamou a atenção da cooperativa, que passou a estimular seus associados a se dedicarem à coleta e beneficiamento dessa planta, garantindo renda extra para mais de 200 famílias de pequenos agricultores.

Dos assentamentos e das comunidades locais vem a matéria-prima para a fabricação de farinha multimistura, a castanha e a farinha à base de baru. A indústria, instalada na sede da cooperativa, vende de 150 a 200 quilos de castanha de baru torrada por semana. A produção dá à Comprup capacidade para negociar a castanha em outras áreas do país, como nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.

Além do baru, a Comprup também comerciliza açúcar mascavo, farinhas multimistura, de banana e bocaiúva, rapadura de mamão, mandioca e baru, farinha de mandioca, pinga de alambique, banana frita e balinha de banana. Fornece também produtos in natura, como banana, abóbora, mandioca e verduras.

Cidade: Poconé – MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário