2 de dezembro de 2014

Agricultores de Cuiabá e da Baixada Cuiabana recebem selo de certificação orgânica da Ecocert


Agricultores de Cuiabá e da Baixada Cuiabana recebem selo de certificação orgânica da Ecocert

Autor: Folha do Estado
Fonte: Folha do Estado

Está semana 12 fornecedores de produtos orgânicos foram certificados pela Ecocert Brasil em Cuiabá. A solenidade de certificação acorreu na última quarta-feira (26), no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Os agricultores certificados possuem pequenas propriedades em Cuiabá, Várzea Grande e municípios da Baixada Cuiabana como Rosário Oeste e Poconé.

Para receberem a certificação da Ecocert - certificadora reconhecida no mercado internacional e nacional – os agricultores participaram do Projeto Sebrae MT Território da Cidadania na Baixada Cuiabana e tiveram que se adaptar as normas exigidas no cultivo de hortaliças, legumes e frutas orgânicas, aplicando um modo agroecológico de produção.

Na solenidade de entrega do selo de certificação os produtores assistiram a apresentação do agricultor orgânico paranaense Luiz Arruda, participante do Projeto Itapu Binacional. Ele produz café, cana, uva, amora silvestre, maçã, etc em área de 4 há, e é considerado uma referência nacional de produtor que aumentou consideravelmente seus lucros ao trocar o cultivo tradicional dos agrotóxicos por um modo orgânico de produção.

Depois de receberem o selo de certificação os agricultores e uma caravana de produtores, ligados à agricultura familiar, visitaram a Horta Terra Estrela em Várzea Grande, um empreendimento do agricultor, Egon Nord, que já comercializa sua produção para a rede de supermercados Big Lar. No decorrer da visita Egon Nord apresentou os plantios e falou sobre as vantagens da agricultura orgânica e as possibilidades de comercialização da produção no mercado local.

Entre os produtores contemplados com o selo de certificação orgânica está a Cooperativa Conexão Verde Vitória (Coopervv) que produz hortaliças orgânicas em Cuiabá. O Coopervv é uma iniciativa incentivada pelo Projeto Espaço Vitória: geração de renda e gerenciamento de resíduos, projeto patrocinado pela Petrobras que promove atividades que aliam geração de renda e sustentabilidade ambiental.

Para o presidente da Cooperativa Conexão Verde Vitória (Coopervv), Erlon Bispo, receber o selo de certificação orgânica da Ecocert traz para os produtores o desafio de, “inserir no mercado um produto orgânico que é diferenciado do convencional, agregando o valor que ele possue como um alimento mais saudável e ambientalmente sustentável. Sem esquecer que manter a certificação exige cuidados diários no trabalho de aplicação do Plano de Manejo Orgânico (PMO) exigido pela certificadora”, enfatizou Erlon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário