18 de novembro de 2014

UNISOL BRASIL realiza uma Oficina de Elaboração do Plano de Rede em Cuiabá - Mato grosso


Aconteceu em Cuiabá - Mato Grosso a Oficina de Elaboração do Plano de Rede que foi realizada pela UNISOL BRASIL, com a participação do Sr. Alécio Mascarenhas Assessor da diretoria UNISOL Brasil e o Representante da UNISOL em Mato Grosso Sr. Geraldo Donizeti lúcio,  com o objetivos de Construir de forma participativa o planejamento da Rede, subsidiando assim o Plano de Trabalho da Rede MT. 

A Referida oficina aconteceu no dia 07 de novembro de 2014. (Sexta feira), no Auditório do MT – Criativo, na Secretaria Estadual de Cultura, no Antigo Grande Hotel, na rua Joaquim Murtinho, esquina com a Getúlio Vargas, Centro de Cuiabá e teve vários representantes das entidades envolvidas na Rede, 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da sua Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil), que tem por objetivo: Implementar ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.

Através de um produto de consultoria espera-se cumprir os requisitos do referido convênio e fornecer dados relevantes para o estabelecimento de planos de trabalho adequados entre a UNISOL Brasil e as redes. É objetivo também apoiar a formulação e consolidação de políticas públicas adequadas ao fortalecimento de empreendimentos e redes de economia solidária.

A Rede Solidária Mato Grosso está sendo criada através da aliança de 06 empreendimentos produtivos de três municípios do Território da Cidadania Baixada Cuiabana, especificamente nos municípios de Cuiabá, Poconé e Nossa Senhora do Livramento. 

Agriverde- Associação dos Agricultores e Agricultoras Afrodescendentes da Comunidade Tradicional de Capão Verde.

Associação dos Agricultores Familiares Da Comunidade De São Jeronimo Do Município De Cuiabá-MT.

Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão Da Mutuca.

Associação dos Apicultores Produtores de Mel de Mato Grosso.

Cooperativa dos Produtores Rurais Do Cinturão Verde de Cuiabá.

Associação do Núcleo de Produção Rural Mista Do Cinturão Verde de Cuiabá

A Rede terá como prioridade atuar na organização de ações colaborativas entre os empreendimentos, em busca de um melhor desempenho com resultados comerciais, capaz de fortalecer os agentes, envolvendo os aspectos de sensibilização, mobilização, motivação, inovação, capacitação e desenvolvimento da gestão, bem como o aperfeiçoamento dos processos dos fluxos de produção, aspectos essenciais para o setor da agricultura e agroindústria. 

A Rede Solidária Mato Grosso é uma iniciativa nova, não tendo ainda nenhuma relação com o Projeto Redes UNISOL Brasil/SENAES. No entanto os empreendimentos individualmente tem excelentes relações com a representação estadual da UNISOL Brasil o que permite um conhecimento prévio da realidade dos empreendimentos participantes. 

A entrada da Rede no projeto, fortalece os laços com a UNISOL Brasil ao tempo que fortalece os empreendimentos pela representatividade e relevância do projeto.

Dessa forma a Rede avalia que das ações dispostas anteriormente no Plano de Implementação das Ações é importante que este projeto favoreça os processos de consultoria e capacitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário