27 de novembro de 2014

Pico do Jabre, O Mirante do Sertão


 
25 novembro, 2014 


Quem acompanha as minhas postagens e lê o que escrevo já deve ter percebido que sou ligada a tudo que diz respeito à natureza, caminhadas, pedal, viagens, fauna, flora, fotografia… Tudo isso faz parte do meu cotidiano. Estou sempre procurando, pesquisando, conhecendo, provando, visitando e revisitando.

Um lugar que me aguçou a curiosidade foi o Pico do Jabre, que, posso garantir, tem gostinho de “volte outra vez”.

Eu (Ana Célia Macedo), Subindo, subindo e subindo…

O Pico do Jabre é o ponto mais alto de toda a Paraíba, e nem precisei chegar ao cume para relembrar que nós, seres humanos, somos tão pequenos diante de toda a grandiosidade do nosso planeta e mais: que somos os únicos responsáveis pela sua preservação. Daí, o intransferível cuidado que devemos ter com ele.

No cume, beleza ímpar, clima agradável nos meses de outono e inverno, uma vista de fartar os olhos com uma panorâmica de 130 km, podendo ser avistadas algumas cidades do sertão como Patos e Teixeira. Ainda se pode ver, a olho nu, a divisa dos Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Alguns o chamam de: O Mirante do Sertão.

“O Parque estadual do Pico do Jabre, localiza-se em Matureia – PB, e tem 1.197 metros de altitude. 
Foi criado para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região.
Caracteriza-se pela presença de rochas e pela vegetação, conhecida como “mata serrana”, com elementos florísticos característicos da mata úmida e da caatinga. 

Durante as frentes frias que chegam do Polo Sul no inverno, chega a fazer poucos graus positivos com sensações térmicas inferiores a zero grau, quando há ventos
Em pesquisa realizada pela a Associação Plantas do Nordeste APNE, com apoio da TNC, em 2009, foram inventariadas as espécies encontradas dentro do perímetro, comprovando, assim, a riqueza biológica e a importância da conservação dessa área. Encontrou-se imensa variedade de espécies animais e vegetais. Registradas 174 espécies de aves; 22 espécies de répteis; 17 de anfíbios; e 24 espécies de mamíferos”.

O sertão paraibano conta com cenários escondidos que devem ser visitados e descobertos. E foi isso o que eu fui fazer lá. Descobrir!

Subi o Pico com um grupo de dez pessoas, entre eles um biólogo, um observador de aves (Birdwatcher), pesquisadores autodidatas da fauna e da flora paraibanas e o mateiro local que nos conduziu ao cume.

Fred Sonntag (Birdwatcher) e Erich Mariano (Biólogo), subindo.

Há duas trilhas que dão acesso ao Pico do Jabre: a trilha pavimentada e a trilha Pai Dantas, que foi a que eu escolhi fazer, justamente, porque é onde se pode ter um contato maior com o meio ambiente, sentir o ar, o clima e os aromas da natureza.
Existem também trilhas fechadas que atraem incansáveis turistas em busca de aventura.

O Parque é um dos ecossistemas mais ricos da Paraíba. Em meio a sua variada fauna e flora, é o lugar ideal para a prática de esportes ao ar livre, a exemplo de voo livre, escalada em rocha, trekking e rapel.

A subida é íngreme e com um nível alto de dificuldade, mas com um sabor de descoberta na boca. Teve uma duração de 4 horas, durante as quais paramos varias vezes para observar a fauna, em especial as aves da região, a flora, e a própria trilha que é um desafio para quem a faz. Sem dúvida, as discussões e conversas enquanto subíamos, foi uma experiência à parte.

Esse Pico é um dos lugares mais belos e exuberantes que já visitei e, o melhor: está localizado aqui, na Paraíba, e com verdadeiro potencial para se tornar um dos complexos turísticos mais bem visitados do Estado.

O acesso Rodoviário à Maturéia, a partir de João Pessoa, é feito pela BR-230, PB-238, PB-306, BR-110 e PB-306, totalizando 312,0 km. Outro acesso é pela cidade de Patos- PB, pela BR-110 e PB-306 numa extensão de 45 km.

Uma excelente opção de hospedagem é o “Casarão do Jabre” que se localiza na estrada de acesso ao Pico do Jabre (4 Km). O Casarão abriga um museu, onde são exibidas relíquias da história do povo desta região, paralelo a ele uma loja de artesanato e um restaurante, com comidas típicas.

O Casarão do Jabre possui alojamentos com capacidade para acomodar 20 pessoas em 10 beliches disponíveis, recepcionando e hospedando. E mais 3 apartamentos (suíte completa) com cama de casal, podendo ser adicionadas uma cama extra em cada apartamento. Também dispomos de 2 chalés e estão equipados com chuveiro elétrico, ventilador, som e TV.
Com decoração totalmente rústica, cada alojamento também possui dois banheiros, para a boa comodidade dos hóspedes.

Indo ao sertão, vale a pena visitar o Pico do Jabre. Eu recomendo.

Onde ficar e comer:

Casarao do Jabre
Zona Rural
Maturea – Paraíba – Brasil

Contatos
Dalvanete Dantas: 55 83 9961 2003
Heráclio Dantas: 55 83 9940 5446
Casarão do Jabre: 55 83 9969 0801


Por: Ana Célia Macedo
Fotos: Ana Célia Macedo



Fruta do Conde ou Pinha

Nosso grupo: Ludgero, Ana Célia, Fred, Erich, Pedro Neto, Elma, Aramy, Ciço Filho, Paulo e João




Edson Calado e Ciço Filho (Ambientalistas)

Vegetação Local


Vegetação Local





Ufa, Cheguei!



No cume, beleza ímpar, clima agradável…


Publicado por: Ana Célia Macedo Number of Entries : 86

Paraibana, nascida na capital, Ana Célia Macedo é Jornalista, membro da Associação Paraibana de Imprensa. Pesquisa e escreve sobre Turismo e suas Vertentes. É Editora Geral e Diretora Executiva do Site de Informações sobre Turismo, Cultura e Gastronomia “O Concierge”. É Guia de Turismo e também atua como Agente de Viagens Internacionais. Escreve nesse Blog todas as terças-feiras. E-mail para contato: annaceliamacedo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário