28 de novembro de 2014

NOBRES EM MATO GROSSO É TUDO DE BOM



A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí. 

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas. 

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antigüidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal. No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial - sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal. 

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história. Guardados no Cerrado da região de Nobres estão as grutas, cavernas, poços e muitas histórias. São mais de 30 cavernas calcarias, lagos com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, modalidade de esporte em expansão em Mato Grosso. 

Atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva. Um dos lugares fantásticos de Nobres é a Lagoa Azul em fase de plano de manejo para abertura ao público. Outros pontos onde já se pratica mergulho são: Lagoa Pai João e Poço Dois de Maio. Entre as atrações exóticas está a tribo dos índios Bakairi. 

Um dos principais pontos de interesse turístico é a Reserva Yaporã, a 12 Km da cidade, local aberto aos turistas durante todo o ano. A estrutura é simples e confortável. 

A Reserva possui chalés com suítes e quiosques. Há também espaço reservado para quem deseja acampar. A Reserva Yaporã fica às margens do rio Cuiabá, com água muito limpa, próxima à sua nascente. 

Na região de Rosário Oeste existe a Caverna do Currupira, na nascente do rio de mesmo nome, um cenário natural quase intocado, que já virou ponto de encontro dos mergulhadores. Ecoturismo, Turismo de aventura, Turismo cultural, Turismo Rural.

Estruturas existentes

Balneário Dona Máxima
Lagoa das Araras
Cachoeira Salto do Tucum
Cachoeira da Serra Azul!
Reino Encantado – Flutuação do Saloba
Aquário Encantado – Flutuação no Saloba
Água azul – Flutuação no Saloba
Salobão
Rio Triste
Rio Saloba.

Serviços:
Mergulho - Flutuação - Bóia Cross - Trekking - Cachoeira da Serra Azul - Salto do Tucum - Cachoeira do Tombador - Complexo da Cerquinha - Balneário Estivado- Balneário D. Maxima - Lagoa das Araras - Lagoa do Salobão - Reino Encantado -

Além destes produtos são oferecidos  serviços de hospedagem , alimentação e transporte da cidade ate os passeios.






Nenhum comentário:

Postar um comentário