6 de novembro de 2014

Memorial Rondon - A retomada da obra de construção do Memorial, seu uso e ocupação e discutida em um FÓRUM.



Equipe da SEDTUR e demais parceiros e apoiadores do FÓRUM MEMORIAL RONDON
A implantação do Memorial Rondon, no Distrito de Mimoso em Santo Antônio do Leverger, foi debatida em fórum promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) nesta terça- feira dia 04 de novembro de 2014, no Centro de Sustentabilidade do Sebrae.

o Secretario de Turismo, Jairo Pradela, fez a abertura oficial do evento e ficou até o fim dos trabalhos com os debates e apresentações de propostas, na abertura estiveram presentes o Prefeito de Santo Antônio, o representante da SEC e o Secretario Estadual de Educação.

No referido Fórum, representantes da Sedtur, Secretaria de Cultura e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger, Associação dos Amigos de Rondon, entre outros, puderam discutir e apresentarem propostas de suma importância para o contexto do Memorial Rondon para Mato Grosso.

O circuito de palestra iniciou com a fala sobre a importância histórica de Marechal Rondon -João Carlos Vicente Ferreira – Assessor de gabinete - SEC – MT .

O presidente da Associação amigos de Rondon - Sr. Ivan Pedrosa, falou sobre a vida de Rondon e as ações da associação para manter viva a memória do Marechal.

Os potenciais turístico e cultural por exemplo foram temas abordados como oportunidade de emprego e renda para a comunidade de Mimoso, que terão estes segmentos como alternativa econômica de produção, no caso do turismo pela Superintendente de Fomento da SEDTUR NATÁLIA, e da Cultura pela Maria José Couto Vale - Coordenadora de Patrimônio/Secretaria de Cultura/ MT.


As novas concepções de museus no Brasil e modelos de gestão, foram apresentadas e observadas na palestra da Profa. Ms. Claudineli Moreira Ramos- Sec. De Cultura de São Paulo

O arquiteto e professor da UFMT José Afonso Portocarrero, autor do projeto do Memorial Rondon, falou sobre a concepção do projeto e as alterações que foram realizadas, deixou claro que a obra foi retomada,.

O Gestor Técnico e Coordenador de Infra-estrutura da SEDTUR Sr. Reinaldo Vaz, detalhou os valores e prazos com realçarão a esta obra. 

A Professora Da UFMT, Dr. Jocenaide Rossetto, fez uma explanação sobre tipos de Museus, Memorial, uso e ocupação.

O Técnico do MT Criativo, Charles Pantoja, esteve contribuindo com o Fórum, onde fez várias contribuições e também cobertura para POSTAGEM no Bog criado para comunidade De Mimoso, que esteve presente atreves de vários mimosianos, inclusive um primo de segundo grau do Marechal Rondon.

Quem também esteve fazendo uma fala e contribuindo com o processo, foi a Ex- Secretaria da SEDTUR, a Deputada Estadual Tete Bezerra.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 em uma cidadezinha do Mato Grosso chamada Mimoso, atual Santo Antônio do Leverger. Muito tempo depois, após ir para o Rio de Janeiro e seguir carreira militar, passou a ser conhecido, e muito, como Marechal Rondon. Dedicou a vida a cuidar dos índios, a explorar terras, melhorando sua comunicação através de linhas telegráficas, e a fazer o bem. Por isso, recebeu inúmeras homenagens, dentre elas, a mudança do nome do Estado Guaporé para Rondônia e indicação para o Prêmio Nobel da Paz. Para mostrar isso mais claramente àqueles que não conhecem a fundo a história do sertanista e militar, foi erguida uma estrutura metálica circular sobre as águas de uma baía da cidade onde nasceu o Marechal. É lá que está localizado o Memorial que, ainda em obras, contará a trajetória de Cândido Rondon.

O Fórum de Implantação do Memorial Rondon em Mimoso (Santo Antônio do Leverger/MT, foi coordenado pela equipe da SEDTUR, sobre o comando da Superintendente de Fomento Sr. Natalia Rossetto, e Administradora Sr. Cynthia aconteceu No dia 04/11/2014, as 8 horas, no Centro de Sustentabilidade do Sebrae – Avenida Historiador Rubens de Mendonça nº 3.999, Centro Político Administrativo – CPA, Cuiabá/MT.

Equipe da SEDTUR e demais parceiros e apoiadores do FÓRUM MEMORIAL RONDON
    Centro de Sustentabilidade do SEBRAE, por ocasião da realização e o Fórum Memorial Rondon


    Fotos do Fórum Memorial Rondon


    Algumas fotos dos técnicos e autoridades fazendo palestras e dando depoimentos no FÓRUM memorial Rondom

    Vejam estas Fotos das pessoas fazendo palestras e dando depoimentos no FÓRUM SOBRE O memorial Rondom

    Fotos das pessoas fazendo palestras e dando depoimentos no FÓRUM SOBRE O memorial Rondom


    A Retomada das obras do Memorial Rondon em Mimoso Santo Antônio do Leverger e discutida em FORUM
    Foto da Estrutura do Memorial Rondon em Retomada de Construção, no Distrito de Mimoso no município de Santo Antônio do Leverger, ficará no formato de uma Oca Indígena, já que Marechal Rondon foi um indigenista


Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário