26 de novembro de 2014

MATO GROSSO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA APL DE ECONOMIA CRIATIVA



Hoje dia 26 de novembro o Agente Técnico da SEDTUR, Sr. Geraldo Lucio participou do Lançamento da APL de Economia Criativa, Baixada Cuiabana de Turismo Cultural, em Brasília na Sala Funarte Cássia ELLER, no Eixo Monumental/Setor de Divulgação Cultural, lote 2.

No evento além do Lucio, estavam, o Sr. Juarez da SICME, a Cinthia Mattos e Terezinha da SÉC, e a Sibelle Bussique.

No evento foi comemorado também os 10 anos do GTP - APL

A APL será desenvolvida em 15 municípios da Baixada Cuiabana.

As APLs de Economia Criativa, surgiram da parceria do MINC com o Mdic, que visa sobretudo a ampliação e um maior alcance das atividades e consequentemente dos resultados alcançados nos âmbitos do : Desenvolvimento Regional e Local a partir da Cultura - Território Criativo, Apoio a Internacionalização da Cultura Brasileira, Apoio e Crédito aos Empreendimentos Culturais e Apoio em Inovação aos Empreendimentos Culturais.

Uma vez estabelecidas as parcerias do Minc com o Mdic as próximas parcerias previstas serão com o Ministério do Turismo, Ministério de Desenvolvimentos da Agricultura Familiar estão em processo de parceria e convênio com o MInc e Mdic para Economia Criativa, tendo em vista a interface que estes Ministérios tem com o tema o que deverá ser estendido para as Unidades da Federação.

O APL Criativa Vale do Rio Cuiabá, contempla vários Setores Criativos do Estado de Mato Grosso, dentre eles : Turismo, Cultura, Artesanato, Gastronomia.

O Minc e MIDIC edisponibilizaram uma consultoria que elaborou o Plano de Desenvolvimento da APL em Mato Grosso.

O grupo denominou (Comitê Gestor) definiu que o APL de: APL Criativa Vale do Rio Cuiabá, teria como área de abrangência, os municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.

O Plano foi finalizado e hoje foi o dia do Lançamento não só do APL de Mato Grosso, mas dos 27 APLS do BrasiL

No evento foi comemorado também os 10 anos do GTP - APL

Nenhum comentário:

Postar um comentário