6 de novembro de 2014

Governo retoma obra do Memorial Rondon

ANA KARLA COSTA
Assessoria/Sedtur-MT
  • Marcos Vergueiro/Secom/MT

Implantação e Gestão do Memorial Rondon

As obras do Memorial Rondon, no Distrito de Mimoso em Santo Antônio do Leverger, serão retomadas pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, nesta terça-feira (4), durante o fórum que discutiu a retomada da obra e modelo de gestão do memorial.

A previsão é que a obra seja concluída em maio de 2015 e custará cerca de R$ 3 milhões. “Já conseguimos os recursos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a ordem de serviço foi assinada”, informa o secretário Jairo Pradela. O arquiteto responsável da obra, José Afonso Portocarrero, explica que o projeto teve que passar por algumas adequações, mas que a concepção original da obra não foi alterada. “Além de preservar a memória e história do Marechal Rondon, o espaço será um grande centro cultural da comunidade de Mimoso e de todo o estado. As alterações no projeto foram necessárias em função da paralisação da obra. Basicamente as mudanças aconteceram no quesito acessibilidade”.

Além do museu, o Memorial Rondon contará com um amplo espaço para atividades culturais, biblioteca, laboratório de campo que será utilizado pelas universidades e faculdades, espaço administrativo e jazido (Rondon) e um Centro de Atendimento do Turista (CAT). 

Com relação ao modelo de gestão do Memorial Rondon, a Sedtur realizou três oficinas com a comunidade para discutir a funcionalidade do espaço e a administração do local. As discussões avançaram no fórum, onde ficou definido com a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Associação dos Amigos de Rondon e as secretarias de Turismo, Educação e Cultura do Estado a criação de um grupo técnico que nos próximos meses vai definir a forma de gestão do memorial. 

A princípio, é consensual que a gestão do espaço seja feita de forma compartilhada com a comunidade local por meio de associações e entidades que já atuam na preservação da cultura e memória de Rondon. “O Memorial Rondon, que fica no coração do Pantanal, é um importante indutor do turismo. Vamos investir no fomento no turismo de base comunitária que tem como principal atração para o turista a história e o modo de vida da população local. Isso também minimiza o impacto ambiental e fortalece as ações de conservação da natureza. É importante lembrar, que a preservação ambiental era uma das grandes preocupações do filho ilustre de Mimoso, o internacional Marechal Rondon”, detalha a superintendente de Fomento da Sedtur, Natália Rossetto. 

Para o presidente da Associação dos Amigos de Rondon, Ivan Pedroso, a população aguarda ansiosa a retomada e conclusão da obra. Segundo ele, o diferencial agora é que a população foi envolvida no projeto e vai fiscalizar o andamento da obra. “O Governo do Estado conseguiu envolver a comunidade de Santo Antônio e Mimoso no projeto. Já não acreditávamos mais na retomada da obra. Agora, além de fiscalizar o andamento da obra, vamos participar da concepção do modelo de gestão. O Memorial Rondon é um espaço que deve ser ocupado pela sociedade, pois a memória de Rondon não pode ser esquecida pelos mato-grossenses. O mundo referencia os feitos do Marechal Cândido Rondon, agora chegou a nossa vez de preservar essa história”, finaliza Pedroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário