28 de novembro de 2014

Estruturadora Brasileira de Projetos Sociais (EBPS) nasce com a missão de apoiar e fortalecer os Empreendimentos Solidários Brasileiros



Alexandre Antonio realizando o lançamento da EBPS durante Fórum de Lideranças da Unisol Brasil

Estruturadora Brasileira de Projetos Sociais (EBPS) nasce com a missão de apoiar e fortalecer os Empreendimentos Solidários Brasileiros

O lançamento da Estruturadora Brasileira de Projetos Sociais (EBPS) ocorreu em clima de confraternização e satisfação nesta quarta-feira, 26/11, em evento realizado em São Bernardo do Campo, São Paulo. A entidade é fruto de um longo trabalho de seu presidente, Alexandre Antonio, que é também assessor da Unisol Brasil, junto à sua equipe e vários parceiros nacionais e internacionais.Também ocorreu o lançamento do “Referencial de Análise dos Empreendimentos de Economia Solidária”, que ajudará o setor com dados e estatísticas.

A EBPS contou com o apoio do movimento sindical, da Fundação Banco do Brasil, a qual Marcos Frade, diretor executivo, não pode estar presente mas desejou boa sorte a EBPS, e estiveram presentes Paulo Valle e Fernando Junqueira Neves, técnicos da área de projeto do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); Marcelo Rodrigues diretor financeiro da Unisol Brasil, Aroaldo Oliveira vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Claude Dorion e Jean Bergevin da entidade Desenvolvimento Solidário Internacional (DSI/Canadá), Sabina Beveglieri e Sandra Pareschi, da Nexus Solidariedade Internacional Emilia Romagna e da CGIL – Confederação Geral Italiana do Trabalho.

A EBPS vem para ocupar um espaço necessário ao desenvolvimento dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES), que muitas vezes carecem de gestão, recursos financeiros e tecnologia para terem êxito. Podem-se destacar três eixos principais que norteiam a EBPS. São eles:

- Estruturação e gerenciamento de projetos de economia solidária, de acordo com a estratégia do empreendimento, respeitando as ideias do trabalhadores e trabalhadoras;

- Estudos de mercado para suportar a proposição de projetos e consequentemente buscar inteligência de mercado para adaptar aos empreendimentos solidários; visando também adquirir conhecimento tecnológico para propiciar o avanço dos EES, fazendo com que cresçam de forma orgânica, social, comercial e sustentável.

- Acesso às linhas de financiamento e facilitação para a obtenção de crédito, visto que muitas instituições de crédito e apoio tem capital para investir mas não recebem projetos adequados para este fim;

Alexandre Antonio ressalta os desafios superados: “Para nós será uma grande tarefa profissional e técnica que se tornou possível por meio do apoio fundamental da UNISOL Brasil, da Fundação Banco do Brasil, do DIEESE e da DSI. Buscamos acima de tudo a viabilidade econômica da EBPS, para que ela seja autônoma. Procuraremos um modelo de operação mais adequado e coerente com a Economia Solidária. Nosso objetivo é trabalhar com os empreendimentos da Economia Solidária, redes e cadeias produtivas para que estes possam crescer e para isto, almejamos ser uma instituição técnica de excelência”.

É importante destacar que os EES contribuem para o desenvolvimento local e se há uma organização em cadeia ou rede, esta pode vir a ter impacto econômico e social mais abrangente, estadual ou até mesmo nacional. Isso significa a inclusão de mais pessoas por meio do trabalho, renda e conhecimentos adquiridos, que outrora estariam fora da economia, excluídos do processo de crescimento do Brasil.

A visão da EBPS é ambiciosa, porém, plausível, uma vez que este tipo de trabalho é uma necessidade para os EES brasileiros, que ainda não desfrutam de uma longa cultura de Economia Solidária no País. Esta visão buscará o fortalecimento institucional dos EES, reforçando a estratégia dos mesmos e por isso, o desenvolvimento de um trabalho de médio e longo prazo junto aos parceiros e a sociedade, respeitando a opinião do coletivo de colaboradores da EES.

Ser um centro de excelência técnica de assessoramento e consultoria na estruturação dos projetos das ESS, de fato colaborando na gestão, envolvendo os cooperados e colaboradores, é a missão da EBPS. Já os princípios da entidade começam por maximizar a eficiência na alocação de recursos financeiros, buscando fortalecer a reputação do EES, para sensibilizar patrocinadores, apoiadores e investidores. E também obter a melhor eficácia no processo produtivo dos EES observando que muitos dos recursos utilizados são públicos e portanto, necessitam de prestação de contas e justificativa de seu uso.

Usar a gestão do conhecimento, a valorização da cultura local e a ética na condução dos trabalhos é parte essencial da EBPS, que tem o compromisso de trabalhar com transparência e na medida do possível em parceria com instituições e entidades de Economia Solidária ou que a apoiam. Acompanhe mais notícias no site e nas redes sociais da Unisol Brasil:

Facebook: perfil https://www.facebook.com/unisol.brasil.9 e página https://www.facebook.com/UnisolBrasil

Twitter: UnisolBrasil ou https://twitter.com/UnisolBrasil

G+: +unisolbrasil ou https://plus.google.com/u/1/

Youtube: unisolbrasil ou https://www.youtube.com/channel/UCfGH-N935DWI-KcZANwdUEg

Nenhum comentário:

Postar um comentário