27 de novembro de 2014

Emagrecer muito sem cirurgia é possível



Maria Rita

Estar 10, 20 ou até 50 quilos acima do peso é um problema literalmente enorme. Normalmente o sobrepeso inicia na infância e com os passar dos anos se acumula. É difícil andar, achar roupas bacanas e uma viagem de avião pode causar muito constrangimento. A essas questões pontuais acrescenta-se a mais importante: o abalo que a obesidade causa a saúde do indivíduo.

Há pessoas que com menos de 30 anos já acumulam pressão alta, diabete e outras doenças físicas, além de ansiedade ou depressão. Cedo já se tornam reféns de remédios e tentam dietas malucas para perder peso. O efeito sanfona impede que muitos cheguem a comemorar o quilos que perdem por seu retorno tão breve. Abalados e desacreditados muitos acabam recorrendo a cirurgias bariátricas com o intuito de perder peso. Quando ainda não estão gordos o suficiente podem até ser incentivados por médicos ambiciosos a engordar mais um pouquinho e assim se enquadrar no perfil dos aptos a serem operados.

Este mês colhi o depoimento de quatro pessoas que estavam bem acima do peso com histórias parecidas as que elenquei acima. A diferença é que contra o que a maioria tem feito eles preferiram perder peso através do esporte. Não houve medicação, dieta maluca ou outros subterfúgios. Cada quilo eliminado custou muito suor e tempo de cada um. 

Em comum a vontade de evoluir, tornar-se uma pessoa melhor e, claro, fechar a boca. Repetir o prato ficou para trás. Além disso, alguns logo iniciaram com acompanhamento profissional. Outros só procuraram auxílio depois de uma lesão. Mas foi consenso que o fortalecimento muscular e a orientação adequada incrementam a performance. Mas para as atividade diárias cada um tem seu ritmo. Um abandonou o carro para ir trabalhar a pé diariamente. Outro encarou muitos treinos multiesportivos. Seja correndo, malhando ou até remando, para eles a chave do sucesso está na força de vontade e na perseverança. Nenhum deles parou ou deu um tempo. Eles se exercitam praticamente todos os dias e para isso buscam atividade diferentes e que tornem o treino prazeroso.

Foi muito bacana produzir o conteúdo e perceber que estas histórias de transformação podem ocorrer tão próximo de nós. Não são coisas distantes. Isso ajuda a quem vive o contexto do sobrepeso e busca uma inspiração, um exemplo para seguir. Os depoimentos foram publicados na terceira edição da revista Ultramag. Uma publicação do Ultramacho de distribuição gratuita e dirigida ao segmento de saúde e esporte.

Maria Rita Ferreira Uemura é jornalista, empresária, diretora da empresa de eventos de aventura ULTRAMACHO e escreve exclusivamente toda quinta-feira neste Blog (www.ULTRAMACHO.com.br) - e-mail: ferreirauemura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário