11 de novembro de 2014

Após tragédia em lago, Marinha vai demarcar áreas de risco A preocupação é com o número de morte por afogamento, que dobrou na Grande Cuiabá


Tony Ribeiro/MidiaNews

Clique para ampliar


Pontos com mais registros de afogamentos serão demarcados

MAX AGUIAR
DA REDAÇÃO

O período que vai deste mês de novembro até fevereiro 2015 é considerado o mais preocupante para o Corpo de Bombeiros e a Marinha, em relação ao número de afogamentos em rios, lagos e lagoas da região metropolitana de Cuiabá.

Se comparado com o ano passado, as mortes na água já ultrapassaram 100% os casos.

Em 2013, de janeiro a dezembro, morreram 20 pessoas. Neste ano, já foram registrados 41 óbitos.

Para evitar que esses casos aumentem no período chuvoso de começo e fim do ano, o Corpo de Bombeiros e a Marinha ganharam apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, para atuar em regiões como Passagem da Conceição, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.






"A Guarda Municipal de Cuiabá vai se unir conosco e ajudará a orientar os banhistas sobre os locais mais perigosos. Iremos fazer uma demarcação das aéreas mais constantes em afogamentos e até proibir o banho em algumas áreas"“A Guarda Municipal de Cuiabá vai se unir à nossa equipe e ajudará a orientar os banhistas sobre os locais mais perigosos. Iremos fazer uma demarcação das aéreas mais constantes em afogamentos e até proibir o banho em algumas áreas”, disse o comandante da Marinha em Cuiabá, Alessandro Nonato.

O comandante ainda lembrou que a região do Manso não ocorrem tantos afogamentos, mas o período de chuva faz com que as ondas no local sejam o motivo dos acidentes com embarcações.

“Lá, neste ano, tivemos a morte do empresário Thiago Rockembach como um caso isolado. Em tempos de chuva, acontecem sempre. Ventos no Manso causam fortes ondas, que podem até virar embarcações. Se o banhista tiver sem colete e, principalmente, ingerido bebida alcoólica, ele se afogará”, afirmou o comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros, Ruberval Barros.

O comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Alessandro Nonato, também reiterou que existem regras para se navegar.

E por conta do forte calor que Cuiabá registra diariamente, os banhistas vão com mais frequência para a beira do rio, e essa constância precisa ser com consciência.




Tony Ribeiro/MidiaNews


Comandante Alessandro Nonato, da Marinha em Cuiabá
“Pedimos que todos respeitem a nossa sinalização. Vamos fazer isso de forma rápida e, principalmente, para evitar novos acidentes. Nossas equipes continuarão a fazer as vistorias. Quem descumprir as regras será penalizado. Essa pena será estipulada, se será com multa ou expulsão do local. Não adianta tentar enganar a Marinha, que quem será prejudicado será o infrator”, afirmou o oficial.

“A Lei da Segurança Aquaviária alerta para que todos que estão em lazer estejam sempre de colete e que os condutores possuam arrais (carta de habilitação náutica para amadores). Se forem pegos condutores sem carta náutica e passageiros sem colete, iremos multar com mais efetividade. O nosso lema é proteger a vida, não queremos mais resgatar corpos no fundo do rio”, completou o comandante Alessandro Nonato.

Leia mais sobre o assunto:

Corpo de empresário é encontrado em marina do Lago de Manso

Ocorrências de afogamento aumentam 58% em 2014

Jovem de 14 anos é encontrado no córrego do Barbado

Nenhum comentário:

Postar um comentário