7 de outubro de 2014

Trilha “Barranco de Masca” em Tenerife – Ilhas Canárias





Há alguns anos viajando para Europa, intrigava-me aquele arquipélago no meio do oceano atlântico, sempre visualizado por mim no mapa de voo do avião. Então, este ano, resolvi conhecer essas ilhas, que fazem parte
do Arquipélago das Ilhas Canárias e é constituído por sete ilhas: Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, Tenerife, La Palma, Gomera e El Hierro. Existem ainda outras ilhas menores, como Alegranza, Graciosa, Montaña Clara, Roque del Este, Roque del Oeste e Lobos. Todas elas pertencem à Espanha, mas estão localizadas ao norte do continente africano (Macaronésia).

Apesar de serem muito próximas umas das outras, geográfica e culturalmente são bem distintas. Mas, uma coisa todas têm em comum: belíssimas praias que atraem visitantes de todo o mundo.

Exatamente por causa de sua localização, resolvi visitar a Ilha de Tenerife! A maior do arquipélago.

A Ilha é linda, e extremamente bem servida de hotéis, bares , restaurantes, etc… Inclusive, Tenerife possui dois aeroportos.

Fazer uma caminhada (trilha ecológica) nos lugares que visito é quase sagrado para mim. Desta vez, a escolha foi por um dos caminhos mais interessantes e procurados por trilheiros do mundo inteiro. “O Barranco de Masca” ou “O Desfiladeiro de Máscara”.

O percurso da trilha está localizado numa cratera vulcânica, a 1.500 metros de altitude e inicia-se na cidade de Masca que está a 600m acima do nível do mar.

Antes de começar a aventura, ainda na Vila de Masca, valeu a pena provar o “Barraquito”, um mix de café, leite condensado, limão, licor, mel e canela servido no Bar Blanky – Casa Fidel.

A caminhada é totalmente em declínio, e não há possibilidade de alguém se perder quando a faz sozinho, pois ela está localizada dentro de umcannyon, com paredes enormes à esquerda e à direita formando enormes corredores de rochas. Essa caminhada pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde que tenham um bom condicionamento físico, pois a descida exige muito dos joelhos que sofrem com o impacto.

Fiz a trilha em quatro horas e meia, a passos lentos e olhos bem atentos devido ao declive da trilha, pois qualquer descuido poderia ocasionar um acidente.

Estava num grupo com dezenove alemães e um espanhol, o guia Manuel, que nos contou um pouco sobre a história de Masca, sua gastronomia, sua vegetação, sua fauna, algumas lendas locais e, principalmente, orientou-nos sobre o percurso.
Manuel se surpreendeu ao saber que sou brasileira e me informou, empolgado, que o Padre José de Anchieta, que é conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, pelos católicos brasileiros, nasceu em San Cristóbal de La Laguna, justamente na Ilha de Tenerife.

O desfiladeiro de Masca é, sem duvida, um capricho de Deus, que resolveu agraciar os corajosos que se dispõem a fazer essa trilha com uma paisagem única: paredes verticais com centenas de metros de altura e se confundem com belas esculturas.

A vegetação diversificada é muito semelhante á vegetação do nosso sertão nordestino. Muitas palmas, palmeiras, agaves, flores e, inclusive, inhames que podem ser vistos no decorrer da trilha. Uma curiosidade que me deixou bastante impressionada e ao mesmo tempo feliz, pois eu já o conhecia por foto, foi ver o inseto que dá coloração à bebida Campari. Manuel fez questão de apresentar ao grupo, a “cochonilha”, um pequeno inseto que quando é esfregado solta um corante vermelho que justamente é usado para dar cor à bebida.
O corante da “cochonilha” já era utilizado pelas antigas civilizações asteca e maia.

Quanto à fauna, há uma escassez de animais de grande e médio portes, mas avistei lindas cabras montanhesas e alguns pássaros ao longo do caminho.

Durante a trilha pudemos apreciar várias fontes de água natural espalhadas pelo cannyon e que, no período das chuvas, formam vários córregos.

Diria que, numa escala de zero a dez, o nível da caminhada é dez. Nível alto!

Mas, todo esse esforço é ricamente compensado com a chegada à praia de águas azuis, onde se pode ver, facilmente, golfinhos e desfrutar da beleza enigmática das falésias de rocha da ilha de Tenerife.

Após conhecer o Arquipélago das Ilhas Canárias, posso afirmar, com toda certeza, que aquele lugar é um dos mais bonitos e impressionantes que já vi e que, por isso mesmo, vale a pena conhecer!

Click AQUI e veja todas as fotos da Trilha

Serviço: Diga Sport / www.digasports.com / Trekking Barranco de Masca, Preço: 51,- Euros

Fotos: Manuel – Diga Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário