8 de outubro de 2014

Sedtur e Sec, inicia discussão com a Comunidade Mimoso sobre o Uso e Ocupação do Memorial Rondon

Visita tecnica da equipe da SEDTUR e SEC, nas obras de construcao do Memorial Rondon no Distrito de Mimoso, município de Santo Antonio do Leverger
No dia 08 de outubro de 2014 a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo,Secretaria de estado de Cultura e Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger, estiveram reunidos na Escola Municipal Santa Claudina, localizada no Distrito de Mimoso, municipio de Santo Antônio do Leverger, para discutir assuntos pertinentes a proposta do Memorial Rondon, que está em processo de contrução.

A reunião iniciou com a apresentação pelos presentes, o Técnico da SEDTUR Geraldo Donizeti Lucio fez um breve relato histórico do projeto de construção, falando sobre a execução e também falou da importancia nessa fase inicial que a comunidade esteja envolvida, que a mudança de governo não vai alterar em nada o andamento, pois o recurso e federal, disse também que se deve pensar no uso e ocupação do espaço, por isso estamos aqui junto com a Secretaria de Estado de Cultura que junto com a comunidade que irá destinar os espacos do memorial, e que o destino da gestão do memorial ficará a cargo da discussão em um comitê gestor, finalisa.

A Professora Adriana Aparecida Marques , Diretora da Escola falou que a comunidade está um pouco acreditada, mas que enfim vale a pena retormar as discussões.

Charles Pantoja Esteves representante do MT Criativo e da SEC, FALOU da importância que tem a retomada deste processo de construção do Memorial e que tem muita gente interessada em ver tudo dando certo, que o processo que está acontecendo é muito interessante e merecedor de entusiasmo e que a comunidade só tem a ganhar.

Pantoja disse também que a comunidade tem que decidir o que ela realmente quer se a paz de sempre ou o progresso que ira gerar impactos positivos e também negativos, mais que só a comunidade pode decidir, que se essa comunidade já trabalha várias culturas, como farinha produtos do babacu, bem como o icone marechal rondon e outros. A comunidade irá ser beneficiada com o turismo, mais para isso a população tem que se preparar. Que com a paisagem e um grande produto, como por exemplo o por do sol.Porque nao organizar os grupos folcloricos se organizam para se apresetar que a SEC está nesta reunião para ajudar a comunidade a se organizar para melhor atender o turista.

A Proposta é de realizar treinamentos para os serviços, tem pessoas que nao irão acompanhar este processo até o final mais que aqueles que continuarem terão muito a ganhar, a participação de todos é importante para concretizar os anseios da comunidade. Pantoja se colocou a disposição para fazer um bloq, onde a comunidade irá postar todos os acontecimentos, por exemplo as fotos, reuniões, fatos e acontecimentos, dcomenta Pantoja.

Max Aparecido Queiroz, represente do de pais de alunos disse que é uma falta de respeito não ter nenhum busto do Marechal Rondon, sendo que em Nova York tem, cobrou que a placa da obra não tem o valor nem e o prazo de execução. 

Robinson Carvalho Araujo Arquiteto da SEC, fez uma referência a obra e que termos de valores o que seria o ideal é que a apartir dos anseios do comunidade ira se concretizar a realidade que isso retornaria como melhor qualidade de vida, com trabalho e renda que os jovens podem profissionalizar e continuar na comunidade, lembrando que o turista que sai satisfeito vai embora e faz divulgação de boca em boca e que traz outras pessoas para o local, finalisa. 

Já o Analista da SEDTUR, Turismólogo Diego Augusto falou da importância da formatação dos produtos, que o turismo é uma atividade sistêmica que tudo tem que estar preparado para receber o turista. 

Claudete representante da prefeitura fez referência ao comite gestor que fará diferenca e que é importante exigir dos poderes público, infra-estrutura, asfalto,luz, água, posto de saúde, posto de policia e outros e que seja definirido na oficina. 

Geraldo Lúcio também falou que o comitê gestor irá fortalecer a gestão. Foi acordado pelos que o documento final fosse elaborado na Oficina de Inspiração para a comunidade de Mimoso, tendo como moderador Charles Pantoja Esteves, com foco no emprego e renda que será realizada no dia 21 de outubro de 2014, com inicio as 9h00min, com intervalo para almoço, finalizando as 16h00min.que serão convidados Conselho Deliberativo, Associação dos Moradores, Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Leverger, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Escola Estadual Santa Claudina. Finalizando Charles disse que o trabalho será de preparar a comunidade para esse trabalho que a comunidade e que vai beneficiar desse negócio. 

Estiverm presentes na referida reunião, Adriana Aparecida Marques de Almeida – Gestora, Ana Maria de Arruda Ribeiro – Coordenadora Pedagógica, Ruth Batista do Nascimento de Queiroz – Coordenadora Pedagógica, Elizangela Taques Amorim – Professa, Max Aparecido Queiroz – Pais de Alunos, Charles Pantoja Esteves – MT Criativo – SEC, Robison de Carvalho de Araujo – Arquiteteo – SEC, Adriana dos Santos Rossi – Analista da SEDTUR, Elizethe Rosa de Castilho – Analista SEDTUR, Claudete de Castro Santos – Secretaria de Turismo – SAL, Diego Augusto Orsini Beserra – Analista – SEDUTUR e Geraldo Donizeti Lúcio – Agente Técnico - SEDTUR


Reuniao na Escola Estadual Santa Claudina, no Distrito de Mimoso para início de um processo de discussão sobre o papel da comunidade no contexto da Gestao , uso e ocupacao do Memorial Rondon

Aqui exatamente neste local, nasceu e morou o Marechal Candido Rondon, distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger , vemos aqui o março onde foi a sua casa, ao lado o local onde estão os mortais de sua esposa Claudina e nos fundos a Escola Estadual Santa Claudica construída pelo Governo e inaugurada pelo Marechal Rondon, ainda em vida
O Memorial Rondon e uma obra que esta sendo construída pelo Governo de Mato Grosso atraves das Secretarias de Cultura e a de Turismo e SECOPA, visa manter viva a memória do Sertanista Indigenista e ultimo dos Bandeirantes que foi Marechal Candido Rondon, neste ano comemora-se 150 anos de Rondon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário