28 de outubro de 2014

Redes Sociais Turismo, Internet e Mídias Sociais

alta_tecnologia_trajeto_turismo2
 O crescimento tecnológico e o interesse pelas novas  tecnologias ganharam espaço no setor do Turismo.
A Internet é uma realidade integrada ao dia a dia da sociedade, porque é um meio de comunicação que, em tempo real, se faz eficiente em escala global.

A cada dia, cresce o número de pessoas que buscam na Internet informações sobre todos os assuntos, inclusive sobre o Turismo. O uso da Internet hoje é imprescindível para a promoção de produto de qualquer natureza. Portanto, ter um website ou participar de uma rede social é fundamental tanto para as empresas que estão no mercado, quanto para as relações interpessoais.
Procurar informações sobre o local de destinos ou, ainda, planejar o destino a ser visitado tem se tornado mais comum e eficaz, com o crescimento e a popularização das redes sociais. Facebook, WA, Instagram, Twitter , Linkedin, Apps, E-comerce, entre tantas outras, são ferramentas usadas por consumidores e empresas para divulgação e compras das marcas e produtos que detém, ligados a todos os setores, inclusive ao turístico.
“O setor do turismo é o maior segmento do comércio eletrônico, representando 50% de todas as negociações online, com vendas realizadas no valor de R$ 25,2 bilhões, no ano de 2013.” M&E
As Redes Sociais
O Turismo, por ser abrangente, complexo e de grande dimensão comunicacional, necessita de estratégias que tenham como objetivo a divulgação de imagens e informações de um determinado destino ou região turística. Essas informações e imagens que são enviadas por meio da propaganda e das promoções são de suma importância para a comercialização dos produtos turísticos. Afinal, o consumidor precisa estar bem informado sobre o que está pagando e sobre o que irá consumir.
As mídias sociais geram a relação. Por isso têm papel determinante na comercialização dos produtos turísticos.
portifolio-indexnet-fan-pages-clube-turismo
Fanpage ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas ou marcas. Foto: divulgação
Facebook

Facebooktornou-se um meio simples para a comunicação de destinos turísticos de todos os formatos e tipos.

O número de “curtidas” na página do Facebook pode ser considerado um indicador para avaliar o poder de alcance de uma publicidade? Possivelmente, sim!
Se a empresa tem uma oferta e um consumo conscientes e coerentes e dissemina essa postura, o número de “curtidas” que demonstra a aprovação do que é comunicado faz todo o sentido. Assim, os likes podem ser considerados um bom indicador de sucesso e de bons resultados, principalmente, se os comentários forem positivos.
Apps

É possível se beneficiar dessa tecnologia. Aplicativos para smartphones e tablets são ferramentas de grande utilidade para os turistas. Todos os setores do turismo já utilizam “Apps”.

De acordo com um levantamento feito  pela IDC Brasil (International Data Corporation), empresas nacionais de todos os portes ainda devem investir, até o fim deste ano,  US$ 175,00 bilhões em tecnologia da informação e soluções da mobilidade. Um aumento de 9,2%, em relação a 2013”. PEGN
O empresário Isaac Batista, proprietário da Mais Brasil Turismo (João Pessoa-PB), que tem utilizado as redes sociais, E-comerce como forma de divulgação dos produtos oferecidos na sua Empresa, recentemente, lançou um Apppersonalizado para atender, com mais eficiência,sua clientela. 
IMG_1196
Isaac Batista, proprietário da Mais Brasil Turismo (João Pessoa-PB) – Foto: AC
A Mais Brasil é uma empresa que se dedica a desenvolver produtos voltados para o turista, tanto nos pacotes como nos eventos temáticos que visam esse diferencial.
Visitei a Mais Brasil e conversei com o Issac, para melhor entender  o porquê da iniciativa de confeccionar um App personalizado para a Empresa.
“Na realidade, para nós, o App foi uma solução. E,  para o cliente,  nós temos buscado  criar  diferenciais. Começamos com o site, que já é e-comerce. O cliente pode acessar e realizar sua compra porque disponibilizamos pacotes online. No que diz respeito ao Facebook, temos ampliado nosso relacionamento com os clientes, criando produtos específicos e interessantes para quem nos segue. Agora, lançamos o App Mais Brasil que já disponibiliza compra de passagens e diárias em hotéis, divulga os pacotes oferecidos e diretamente linkados com o site, inclusive enviando mensagens de push. A nossa proposta é colocar a Mais Brasil na vanguarda das empresas de turismo na Paraíba, criando facilidades para o dia a dia.
Fácil, rápido e seguro! o App Mais Brasil é 100% seguro!, ressaltou Isaac. “Por trás dele  há uma grande empresa de segurança de compra e transações via web, que possibilita o cliente realizar sua compra pelo aplicativo e receber seu voucher na hora, de forma segura e pratica”, concluiu Isaac.

1 LÂMINA-APP-3
App da Mais Brasil Turismo
Nesse tempo já globalizado, a Internet se consolidou como ferramenta indispensável para o setor turístico e  está cada vez mais acessível ao público.
Viagens e turismo sempre dependeram muito da vontade  dos clientes em  divulgar pareceres e recomendações, e nas plataformas sociais como principalmente como o Twitter, Facebook e sites de e-comerce como o TripAdvisor entre outros semelhantes, permitiram que os clientes mais facilmente compartilhassem dicas e sugestões valiosas para suas redes de relacionamentos.

Então, caros leitores, fiquem atentos, pois as mídias sociais deixaram de ser simplesmente uma forma de socialização e se tornou um negócio e como tal, deve se observar as tendências do mercado e elaborar a melhor estratégia para alcançar novos clientes e manter os já conquistados.
Até a próxima terça!
Imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário