10 de outubro de 2014

Falta de chuva na soja prejudica janela ideal de plantio do milho e algodão



Da Redação - Viviane Petroli
Foto: Wanderlei Dias Guerra/MAPA
Falta de chuva na soja prejudica janela ideal de plantio do milho e algodão
 A falta de chuva em algumas regiões de Mato Grosso durante o plantio da soja 2014/2015 já prejudica a janela ideal da semeadura de milho e algodão na 2ª safra, cujos trabalhos começam em janeiro. Em algumas lavouras de soja já é possível constatar perdas de plantas que começam a brotar. Segundo especialistas, apenas áreas que utilizam pivô central estão imunes a estiagem que perpassa por Mato Grosso.

Conforme o quarto boletim de acompanhamento da semeadura de soja 2014/2015, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso já semeou 8,4% dos 8,8 milhões de hectares destinados a cultura nesta safra. A evolução em relação à semana anterior foi de 3,9 pontos percentuais.

De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, o clima no Médio-norte mato-grossense está "muito seco". Ele comenta que em Sorriso, maior município produtor de soja de Mato Grosso, em algumas lavouras já é possível constatar "perdas consideráveis de stand".

Leia também

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso pontua, ainda, que apenas áreas que utilizam pivô central estão imunes a está situação climática vivenciada por Mato Grosso, porém ele alerta que nestas áreas com pivô central os produtores devem redobrar a atenção quanto a ferrugem asiática, uma vez que o desenvolvimento das plantas será diferenciado das semeadas em áreas que não utilizam a irrigação.

Segundo o produtor em Sorriso, Elso Pozzobon, a situação “realmente está complicada”. Ele comenta que em algumas regiões ainda não choveu o ideal. “Estamos em Sorriso, por exemplo, a cerca de 10 dias sem chuva e isso já complica a janela ideal do milho e do algodão na 2ª safra”. O produtor explica que a janela ideal para o plantio da soja vai de 10 de outubro a 10 de novembro.

Previsão do tempo

A meteorologia não é nada animadora para Mato Grosso nos próximos dias. Em Cuiabá, por exemplo, não deve chover entre os dias 10 e 19 de outubro e a temperatura pode chegar aos 42ºC. Em Sorriso, Sinop, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Campo Verde e Gaúcha do Norte as perspectivas, segundo apontamento do Somar Meteorologia, também são de estiagem durante este período e máxima de 41ºC. 

Em Rondonópolis também não deve chover até o dia 19 e a temperatura máxima pode atingir os 43ºC.

O Somar aponta que as chuvas em Mato Grosso devem vir a se normalizar após o dia 19 de outubro. Em Cuiabá pode vir a chover entre meados do dia 20 de outubro e 1º de novembro. Já para Sinop o cenário aponta chuva praticamente diária a partir do dia 20 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário