9 de outubro de 2014

Encontro Criativo no Espaço Sustentabilidade do SEBRAE

Diretora do SEBRAE - MT, Leide Takayama

Resumo do Encontro Criativo 

No dia 09 de outrubro de 2014, aconteceu o Encontro Criativo no Espaço Sustentabilidade do SEBRAE, onde o Palestrante Gustavo Caram, Diretor - Instituto Sérgio Magnani, apresentou o Projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade, Liberdade Circuito Cultural, Arte e Conhecimento, Minas Gerais , O maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Os Técnicos da SEDTUR, Geraldo Lúcio, Agente Técnico de Fomento  e Leandro Analista  de Desenvolvimento Econômico e Social, lotado no CADASTUR, estiveram participando do referido evento que tem uma grande importância para o turismo de Mato Grosso.

O evento teve abertura oficial pela Diretora do SEBRAE em Mato Grosso, Dr. Leide Takayama, que convocou a todos os presentes  para somarem esforços para divulgar e engajarem nesta nova idéia criativa de empreender e fazer negócios, em seguida passou a fala para o palestrante que iniciou a sua apresentação falando da evolução do projeto ao longo dos anos,  começou falando que antes  capital  de Minas Gerais era em Ouro Preto e que foi  transferida para Belo Horizonte  que teve a sua fundação no dia 12 de Dezembro de 1897, construindo a sua  biblioteca pública 1940 a 1950, o Palácio dos Despachos e Feira de Artesanato, 1960 a 1970, a  Rainha da Sucata, 1980, a Ampliação do tombamento, transferência das feiras de artesanato para o centro da cidade, 1990, a Conclusão da obras de restauração da praça da liberdade, 1992. e por fim a proposta de Francelino Pereira da  Criação do Espaço Cultural da Liberdade,  começos no ano de 1997.

Já o intitulado Corredor cultural Praça da Liberdade inserido na carteira de projetos de governo  e sendo instituída uma Comissão Especial de Estudos do Centro Cultural da Praça da Liberdade. foi no ano de 2003. A Pesquisa Voz Populista para determinar opiniões expectativas e sugestões acerca da proposta de transformação da Praça da Liberdade em um Complexo Cultural, ocorreu no ano de 2004.

O Plano do Circuito Cultural Praça da Liberdade, iniciou em  2005, com a previsão de inauguração da primeira fase do Circuito,  no ano de 206, as obras forão  embargadas pelo Ministério Público, em 2006. A Inauguração do. Circuito Cultural Praça da Liberdade, com abertura do Espaço do conhecimento, Memorial Minas Gerais e Museu das Minas e do Metal, ocorreu no ano de 2012, no mesmo ano ocorreu a Inauguração do Centro de Arte Popular e reabertura do Museu do Mineiro, com a assinatura do termo de parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnânima.

No ano de 2013 é feita a inauguração do CCBB e reabertura do Palácio da Liberdade com o novo projeto de musicógrafa e restauração do Coreto da praça da Liberdade, 

No ano de 2014 é feita a inauguração do Horizonte SEBRAE, de casa Fiat de Cultura e do CEFAR, Centro de Formavao Artística, Fundação Salgado, liberdade do atendimento do Educativo Liberdade. 

No ano de 2015 é feita a inauguração do Oi Futuro Dantas e Solar Narbona, e em 2016, inaugura - se  a Escola de Design - Universidade Estadual de Minas Gerais.

A visão do circuito é de ser um complexo de referência nacional e internacional em arte, cultura e ciência, com a missão de promover o acesso democrático a arte e a ciência.

Os objetivos do projeto segundo o palestrante, são de romover a articulação de alto nível entre os espaços integrantes do circuito, estabelecer diretrizes comunse zelar para que as políticas públicas estabelecidas pela Secretaria de Cultura sejam espelhadas no projeto

Para o sucesso do projeto foi elaborado um regimento interno estabelecendo diretrizes comuns, visando promover o alinhamento operacional básico entre a entidade executora e as entidades gestoras que integram o Circuito Cultural, promover a sinergia das atividades culturais e educacionais a serem desenvolvidas pelos equipamentos culturais - Instalação de sinalização externa em todos os espaços pertencentes ao circuito - Formação do comitê impacto e de vizinhança, para intermedia o encaminhamento das demandas específicas, sempre que possível, junto aos órgãos públicos, apoiando e influenciando na solução das questões de interesse.







Nenhum comentário:

Postar um comentário