9 de outubro de 2014

Economia e sustentabilidade – Conheça a fazenda no Mato Grosso do Sul que conta com um moderno sistema de reaproveitamento de água e energia



No Brasil a produção rural representa grande parte do PIB. Somos um dos países que mais produzem no campo, isso garante à nação soberania em muitos recursos.

A vida no campo merece ser modernizada, contanto que esse sistema respeite as necessidades da terra e do produtor. É preciso usar a tecnologia a favor do setor rural do Brasil.

Uma fazenda no Mato Grosso do Sul resolveu usar as ferramentas mais atuais ao seu favor. Com algumas mudanças, ela tornou-se um exemplo de sustentabilidade e economia.

A água é o recurso mais buscado para quem vive da terra. Foi justamente na caixa d’água a primeira mudança. Os telhados e coberturas foram adaptados para coletar água da chuva para servir aos animais.

A propriedade possui certa de 4,5 mil suínos e mais alguns outros animais em menor proporção. Com a precipitação deste ano, o montante de água acumulado tem durabilidade de até 4 meses sem precisar ser reabastecido.

O responsável pela fazenda afirma que o investimento inicial foi de R$ 115.000,00. O valor, segundo ele, foi recuperado em apenas um ano desde sua instalação.


Bom, este panorama já é bem animador, mas eles ainda queriam mais. Agora a água que serve os animais é levada para um novo sistema de tratamento onde é impulsionada a desenvolver mais bactérias.

Essa mistura é utilizada para a retirada de metano. Com alguns meses de tentativa os responsáveis pela fazenda decidiram usar o gás para tarefas que usam energia elétrica. A substituição tem sido responsável por uma economia mensal de R$ 450,00.

A ideia agora é ampliar a sustentabilidade da propriedade e torná-la auto-suficiente. Além da economia, a fazenda está muito mais abastecida dos materiais básicos, melhorando assim a produção de suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário