22 de outubro de 2014

De aniversário, Jaciara foca em turismo


CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT

José Medeiros/ Arquivo Agência Phocus
Turistas praticando rafting no rio Tenente Amaral, em Jaciara

Jaciara chega aos 56 anos nesta terça-feira (21 de outubro) com uma missão: se tornar referência em turismo, principalmente em esportes radicais. Belezas naturais há de sobra na cidade e em seus arredores, mas é preciso arrumar a casa. Atrair investidores, ampliar rede hoteleira, melhorar a infraestrutura e qualificar a mão de obra são alguns desafios. 

Ciente de que é preciso estruturar a cidade, o prefeito de Ademir Gaspar afirma que a prefeitura tem realizado ações para organizar o município, como a adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que foca em transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. O objetivo é planejar ações para os próximos 20 anos, afirma Gaspar. 

Há pouco mais de uma semana, o município também aderiu a um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Governo do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que estabelece diretrizes por um prazo de 20 anos para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial e manejo de resíduos sólidos domiciliares. O plano deve ser finalizado até dezembro de 2015 e com ele o município poderá participar de editais do Governo Federal para angariar recursos. Outros 105 municípios do estado também aderiram ao convênio. 

A destinação correta dos resíduos é um dos projetos em andamento na cidade. Foi criado um ecoponto municipal para receber resíduos como poda de árvore e entulho da construção e, assim, evitar a formação de bolsões de lixo em terrenos baldios e no entorno da cidade. As escolas entraram como parcerias e se tornaram Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para recolhimento de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. 

A coleta seletiva também já está em funcionamento. Um caminhão destinado à coleta de resíduos recicláveis passa uma vez por semana em cada bairro para recolher o material e encaminha tudo para a Central de Triagem do município. É na central que funciona a Associação de Catadores de Material Reciclável, que faz triagem e comercializa o material. O lucro obtido é rateado entre os catadores, explica a secretária de Meio Ambiente, Cenita Oliveira. 

Para Ademir, a duplicação da BR 163/364 também vai contribuir com o desenvolvimento do turismo na cidade, pois vai facilitar o acesso dos turistas, já que muitos deixam de ir a Jaciara pelo fato da rodovia ser muito movimentada. A duplicação, segundo o gestor, também deve atrair mais investidores. Hoje Jaciara conta com 10 hoteis, um total de 500 vagas. “Em dias de evento contamos com o apoio dos hoteis nos municípios vizinhos”, explica Gaspar. 

Quanto à mão de obra, a prefeitura aposta na ampliação do Núcleo Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Jaciara. Atualmente, o núcleo conta apenas com o curso de licenciatura em Ciências da Natureza, mas já existe o projeto para ampliar a estrutura no município. Segundo a Assessoria de Imprensa do IFMT, há recursos garantidos para a construção da nova sede por meio de emendas parlamentares e o projeto básico do prédio está com a prefeitura para as adequações.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário