16 de outubro de 2014

72% da produção de peixe fica em MTEstudo fez três pesquisas de campo em 28 município


Autor: Folha do Estado
Fonte: Folha do Estado

72% da produção de peixe fica em MTEstudo fez três pesquisas de campo em 28 municípios

Para verificar as forças, oportunidades e os desafios dessa cadeia produtiva do peixe, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elaborou o primeiro Diagnóstico da Piscicultura de Mato Grosso, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Para o estudo foram feitas três pesquisas de campo durante 10 meses em 28 municípios do Estado. Foram entrevistados 231 produtores e 16 frigoríficos e pontos de comercialização de peixe. 

Segundo a pesquisa, os 231 piscicultores representam 20% dos produtores no Estado e produzem 45 mil toneladas de peixes por ano. 

Boa parte desses piscicultores (56%) está há menos de cinco anos na atividade. Considerando os que não participaram do estudo, a estimativa é de que a produção anual de peixes supere 60 mil toneladas. A maioria da produção é destinada para o consumo no Estado (72%). “Com este diagnóstico, os produtores, formadores de políticas públicas, agentes financeiros e demais elos dessa cadeia produtiva conhecerão as oportunidades e os desafios da piscicultura de Mato Grosso.
A Famato poderá auxiliar na união dos produtores, questões jurídicas e nas estratégias de políticas públicas para o setor. O Imea contribuirá com informações de mercado e o Senar na qualificação dos piscicultores conforme a demanda levantada na pesquisa”, afirma o presidente em exercício do Sistema Famato, Normando Corral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário