17 de setembro de 2014

Visita Técnica mostra cultivo de hortaliças no sistema hidropônico





Com objetivo de apresentar a potencialidade do cultivo hidropônico, acontece neste sábado (13.09), a partir das 9 horas, uma visita técnica a uma plantação de hortaliças, no sítio Ouro Verde, localizado no município de Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá). O biólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Nesvaldo Bento de Oliveira, responsável pelas orientações do cultivo em sistema protegido, fala que vão apresentar a tecnologia que causa menor impacto ambiental e demonstrar a viabilidade econômica do uso da hidroponia na produção de verduras. 

Durante dois anos produzindo no sistema hidropônico, o produtor rural, Edson Horbach Prass, vai mostrar aos visitantes o cultivo de alface (crespa, lisa, mimosa e americana), couve-manteiga, rúcula e agrião sendo desenvolvidos em sua propriedade. O produtor comercializa aproximadamente dois mil pés de verduras por dia, no mercado local e municípios vizinhos. 

Segundo Nesvaldo, o cultivo, além de representar um avanço tecnológico à disposição de grandes produtores, pode ser implantado em pequenas propriedades agrícolas, sítios, chácaras e em terrenos localizados nos centros urbanos. Esse sistema garante o cultivo o ano todo, mantendo a qualidade das folhas, mesmo no período das chuvas e permite o consumo com menos resíduo de agrotóxico na planta. 

O biólogo que trabalha com o sistema cita algumas vantagens, produção de verduras fora de época, o que reduz riscos de adversidades climáticas, evita a rotação de cultura, produz após um mês de plantio, permite alta produtividade e mão de obra especializada, porém, menos funcionários para a realização do serviço e retorno econômico ao produtor rural. 

O evento contará com a participação de produtores rurais, técnicos e outros. O encerramento está previsto para às 13 horas. Para ter acesso ao local - entrar pela MT-240 em Novo Diamantino e seguir em sentido Diamantino, no primeiro entroncamento pegar a MT 240 à esquerda, percorrer mais 2 km até a propriedade. 

Mais informações com Nesvaldo pelo (65) 9951 8954

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário