17 de setembro de 2014

Empaer comemora 50 anos com palestras e homenagens aos fundadores



Nessa segunda-feira (15.09), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completou 50 de atividade e parceria com o produtor rural. Mais de 400 pessoas, entre funcionários e autoridades participaram da abertura oficial das comemorações com palestras e sessão especial em homenagem aos fundadores, ex-presidentes e funcionários. O presidente da Empaer, Valdizete Nogueira, destacou o momento histórico, trajetória da empresa e a realização do concurso público com a chegada de 100 novos funcionários. 

Conforme Nogueira, a empresa tem muito que comemorar, atende mais de 35 mil produtores rurais por ano, atua em 122 municípios do estado, oferece assistência técnica, extensão rural e inovações tecnológicas. Ele lembra que no passado os técnicos da Empaer ajudavam a alfabetizar os filhos dos produtores rurais nas comunidades do interior. “Tenho certeza que a empresa também presta um relevante serviço social aos pequenos produtores rurais de Mato Grosso”, enfatiza Valdizete. 

O coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hur Ben Corrêa da Silva, menciona a alegria em comemorar 50 anos de existência da Empaer. “Nos anos 90, sentimos nossas mãos vazias e hoje esse ambiente representa o sonho de reconstruir a extensão rural. Nossa maior conquista é deixar representantes e esses jovens concursados serão nossas esperanças de continuidade. Tenham fé e façam com amor o trabalho de um extensionista”, declara Hur Ben. 

O assessor do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e ex-presidente da Empaer, Juarez Fiel, fala que meio século é um marco histórico e parabenizou os funcionários pelas conquistas e trabalho prestado no campo. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Alécio, lembrou da responsabilidade com o agricultor familiar em prestar atendimento e mencionou que a única empresa que pode fazer isso é a Empaer. O chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastorial, João Flávio Veloso e Silva, reafirmou o compromisso com a Empaer no desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias. “Nós sabemos do desafio e da importância do trabalho de vocês”, fala João Flávio. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp) e um dos organizadores do evento, Gilmar Bruneto, reverenciou os funcionários da empresa pelos serviços prestados e destacou o momento de ascensão com a criação da Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “O maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários, parabéns a todos pela conquista e dedicação”, declara Bruneto. 
Participaram da abertura, realizada no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, no período da manhã (8h às 12 horas), presidente do Conselho Nacional de Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto, diretor da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Héctor Leal, presidente do Sinetran, Veneranda Acosta, coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público do Brasil (Faser), Manoel Saraiva, reitor em exercício da UFMT, João Carlos de Souza Maia, Delegado do MDA, Nelson Borges, presidente da Fetagri, Nilton José de Macedo, Diretores da Empaer, Almir de Souza Ferro, Eliane Forte Daltro, e outros. 

Homenagem 

No período da tarde (14h às 18 horas) foi realizada a sessão especial na Assembleia Legislativa em homenagem aos fundadores, ex-presidentes e funcionários da Empaer. Receberam a medalha do mérito “Jonas Pinheiro”, considerada a mais alta condecoração criada pelos membros da Asbraer, 15 fundadores e 29 autoridades ligada ao desenvolvimento da Empaer. A sessão contou com a participação de funcionários, familiares e amigos dos homenageados. 
Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário