7 de setembro de 2014

Academia de Muay Thai dá aula grátis para cegos em Cuiabá O principal objetivo do professor Alex Paraná, coordenador da academia, é promover a integração


Tony Ribeiro/MidiaNews


Alunos do grupo "Olhos da Alma" participam dos treinos duas vezes por semana

MAX AGUIAR 
DA REDAÇÃO

A Academia Thay Paraná, em Cuiabá, é pioneira no Brasil ao oferecer aulas de muay thai gratuita a alunos com deficiência visual.

O projeto denominado “Olhos da Alma” começou em julho deste ano e, atualmente, 10 alunos participam das atividades físicas em dois horários matutinos da semana.

O principal objetivo do professor Alex Paraná, coordenador da academia, é promover a integração. Movimentação, noção de distância e golpes são os principais pontos de treinamento, que não tem “moleza”.

Pontualmente às 10h30, nas terças e quintas-feiras, os alunos se alinham no tatame de academia. Nem todos são 100% deficientes visuais. Alguns conseguem enxergar apenas com óculos, mas quando chegam para treinar, todos são vedados ou permanecem com os olhos fechados.




Tony Ribeiro/MidiaNews


O professor Alex Paraná, coordenador da academia
“Fazemos isso para não deixar ninguém em desvantagem. Temos os deficientes de nascença e os que pouco enxergam, mas aqui dentro do tatame só treina com olhos fechados. Os cegos têm os outros sentidos muito mais desenvolvidos como exemplo o tato, por exemplo, então têm condições de aprender como qualquer outro aluno por que sabe ouvir”, explica”, disse Paraná.

Sem nenhum tipo de ajuda do governo ou de empresas privada, a academia quer implantar ainda esse ano uma linha com van para buscar e levar os alunos deficientes em casa e lanche, para que cada um possa se alimentar antes ou depois dos treinos.

“Por enquanto não temos ajuda de ninguém. Estamos começando o trabalho, mas vamos crescer muito, principalmente dar acessibilidade aos alunos. Queremos criar uma linha com van para que eles possam vir para a academia. Estamos trabalhando com a possibilidade de oferecer um lanche antes ou após o treino para nossos alunos”, completou Paraná.

Com mais de 19 anos de artes marciais, sendo oito delas dedicadas em Cuiabá, Alex pretende difundir o esporte por todo o Estado através da divulgação do nome da academia, que é muito forte na capital. 

Quanto os alunos com deficiência, Alex ressalta que além deles aprenderem, a “arte” pode até fazer os alunos de hoje ganharem dinheiro no futuro.

“Pretendemos leva-los para a Tailândia e depois ensinar técnicas de massagem tailandesas. Cegos tem muita facilidade com o tato, então pode ser uma das melhores formas deles ganharem dinheiro. Mas tudo é para o futuro”, afirmou.

Sobre quem pode participar, Alex explica que primeiro é necessário querer, pois não há restrição. 





"Não existe nenhum tipo de restrição. Aqui eu tenho alunos de família inteira. Treina pai, mãe, irmãos, avós, tios. Não importa. É preciso querer e participar"“Não existe nenhum tipo de restrição. Aqui eu tenho alunos de família inteira. Treina pai, mãe, irmãos, avós, tios. Não importa. É preciso querer e participar. Homens e mulheres são aceitos sem nenhum tipo de preconceito”. 

Quanto a presença maciça das mulheres, Alex explica que é um dos pontos fortes da academia. 

“Em alguns lugares é constante a presença só de homens. Aqui as mulheres estão marcando presença. Isso aqui não é só estética é vontade de superação. Mulheres aqui ralam igual, lutam igual e aprendem igual. Acho que por isso temos muitas alunas mulheres”. 

O que é o muay thai?

Muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional.

Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

A prática tornou-se popular no século 16, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século 20, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. 

O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. 

A maioria das associações e confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

Resultado 





"“O interessante da modalidade é a capacidade que ela tem de mudar um pensamento. Muitos chegam na academia querendo perder peso, ou qualquer item referente a estética, mas já na primeira aula percebe-se que este é o último item a se preocupa"Há quase cinco anos em Cuiabá, a Academia Alex Paraná é o único local da capital que ensina a arte marcial de forma pura e tradicional, conforme aprendida na Tailândia. 

“O interessante da modalidade é a capacidade que ela tem de mudar um pensamento. Muitos chegam na academia querendo perder peso, ou qualquer item referente a estética, mas já na primeira aula percebe-se que este é o último item a se preocupar”, completa Alex. 

O professor Alex Paraná, explica que a arte trata de fazer com que seus seguidores coloquem no primeiro plano o espírito, mente e corpo, e tudo isso deixa o praticante mais leve não somente para balança, mas como pessoa.

“Sejamos francos. Musculação é muito bom, mas torna-se algo maçante por se focar na repetição de movimentos que vão fazer o aluno ficar ‘sarado’. No muay thai tradicional, o ensinado por nós, isso é diferente, e nos treinos mescla-se o aeróbico com os golpes. Faz-se flexão, abdominal, e os alunos se auxiliam”, pontuou. 

Alex Paraná explica que resolveu se instalar em Mato Grosso por reconhecer aqui um povo muito semelhante ao tailandês, acolhedor e humilde, um grande atrativo para ele, que chegou a visitar o país de origem da luta para melhor se ‘qualificar’. 

“Apesar de ser explicado sempre que no esporte não tem graduação, hoje temos muitos alunos e a maioria reconhece a figura de Alex o ‘grande mestre’ na arte. No muay thai existem apenas duas categorias: os que praticam e os que não praticam. Aqui na academia pode-se praticar até doze horas por dia, caso o aluno tenha disposição, o horário de aula não é limitado pelo professor”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário